Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da via da sinalização Wnt em câncer colorretal através da análise de proteínas, mRNAs e microRNAs e sua correlação com recorrência a distância

Processo: 07/01828-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2007 - 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Renata de Almeida Coudry
Beneficiário:Renata de Almeida Coudry
Instituição-sede: Hospital A C Camargo. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Patologia clínica  Neoplasias colorretais  Marcador molecular  Expressão gênica  MicroRNAs  Via de sinalização Wnt  Imuno-histoquímica  Reação em cadeia por polimerase (PCR) 

Resumo

A via de sinalização Wnt está relacionada com a diferenciação de células epiteliais do cólon, com fundamental participação na carcinogênese colorretal. Apesar disso, poucos estudos se focaram na correlação desta via com a possibilidade de prever recorrência à distância em câncer colorretal (CCR). O objetivo principal deste estudo é avaliar vários integrantes da via Wnt (família das proteínas Wnt, receptores de Wnt, proteínas do complexo b-catenina/APC, fatores de transcrição e proteínas alvo) em CCR e sua correlação com tempo livre de doença. Será avaliada a expressão diferenciada de proteínas e expressão gênica da via de sinalização Wnt e sua correlação com a expressão de microRNAs, através da técnica de Real Time-PCR. O estudo será realizado em pacientes com tumores colorretais, em diferentes estádios clínicos (I, II e III) comparando aqueles que apresentaram recorrência à distância com aqueles que não apresentaram. As amostras a serem avaliadas foram congeladas e armazenadas no Banco de Tumores do Hospital A. C. Camargo, de pacientes operados entre 2000 e 2006 com intenção curativa. Este estudo tem o potencial de identificar marcadores moleculares que podem predizer o perfíl de agressividade de tumores colorretais após cirurgia curativa e guiar na indicação de quimioterapia adjuvante. (AU)