Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigando a presença da história da ciência nos livros didáticos de química

Processo: 07/02542-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2007 - 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Paulo Alves Porto
Beneficiário:Paulo Alves Porto
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da ciência  Historiografia  Livro didático 

Resumo

Este projeto enfoca o estudo da presença da história da ciência em livros didáticos de química, utilizando como referencial a nova historiografia da ciência. A abordagem proposta é abrangente, buscando uma visão geral da presença da história nos livros de química, não privilegiando um tema em especial, mas buscando uma leitura das concepções historiográficas subjacentes às inserções históricas contidas nos livros didáticos. A pesquisa será estruturada em duas frentes, abrangendo livros didáticos para o ensino médio e para o ensino superior. Os resultados da pesquisa visam contribuir para o debate acerca da abordagem histórica no ensino de ciências. Os resultados poderão também contribuir para a avaliação crítica das recentes diretrizes curriculares nacionais para os diferentes níveis do ensino de química, que preconizam o desenvolvimento de habilidades relacionadas à reflexão sobre aspectos históricos e culturais do conhecimento científico. A análise dos livros didáticos fornecerá elementos para avaliar se, e como, essas diretrizes estão sendo seguidas, e se as abordagens adotadas efetivamente apontam para os benefícios pretendidos para a aprendizagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Nada se perde, tudo se transforma 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA ANGÉLICA MOREIRA FERNANDES; PAULO ALVES PORTO. Investigando a presença da história da ciência em livros didáticos de Química Geral para o ensino superior. Química Nova, v. 35, n. 2, p. 420-429, 2012.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.