Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência das condições de processo e aplicação de aditivos na qualidade de leite de cabra em pó

Processo: 07/02688-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2007 - 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Carlos Augusto Fernandes de Oliveira
Beneficiário:Carlos Augusto Fernandes de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Secagem de alimentos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atomização | Desidratação | Leite | Secagem de alimentos

Resumo

Apesar da industrialização de leite de cabra no Brasil estar aumentando expressivamente nos últimos anos, o volume produzido ainda é pequeno para viabilizar o transporte diário da matéria-prima até o laticínio. Com isso, a coleta do leite de cabra nas propriedades rurais é realizada com menor freqüência, permanecendo o leite armazenado sob baixas temperaturas por um período prolongado antes do seu processamento, o que pode resultar no crescimento indesejado de bactérias psicrotróficas, que produzem lipases e proteases que não são destruídas pelos tratamentos térmicos convencionais. A secagem do leite de cabra pode ser uma alternativa para aumentar a vida útil do produto e expandir o mercado para regiões mais distantes do centro produtor, mesmo durante a entressafra da produção. Com base no exposto acima, este projeto pretende avaliar a qualidade do leite de cabra em pó em função das condições de processo em secador por atomização (spray dryer) e da aplicação de aditivos: lecitina de soja e beta-ciclodextrina. A aplicação de agentes encapsulantes anteriormente ao processo de secagem, pode garantir a qualidade dos alimentos produzidos em pó, quanto aos aspectos nutricionais, organolépticos e sensoriais. A avaliação da qualidade do leite de cabra em pó será realizada através de análises das características físico-químicas, microbiológicas, cor, higroscopicidade, grau de aglomeração, molhabilidade, dispersibilidade e distribuição granulométrica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GABAS, ANA LUCIA; FERREIRA CABRAL, RENATO ALEXANDRE; FERNANDES DE OLIVEIRA, CARLOS AUGUSTO; TELIS-ROMERO, JAVIER. Densidade e parâmetros reológicos de leite de cabra. FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 32, n. 2, p. 381-385, . (07/02688-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.