Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação micro-genômica de Biomphalaria tenagophila (Orbgny 1838) nas principais bacias hidrográficas do estado de São Paulo e ao Sul do Brasil

Processo: 07/03458-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2007 - 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Roseli Tuan
Beneficiário:Roseli Tuan
Instituição-sede: Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Caramujos  Biomphalaria  Nucleotídeos  DNA mitocondrial  Colônias (biologia)  Bacia hidrográfica 

Resumo

A distribuição de Biomphalaria tenagophila ao longo dos principais rios do estado de São Paulo é descontínua. No Rio Paranapanema observamos caramujos desde sítios próximos a costa atlântica até o extremo oeste do estado de São Paulo onde Biomphalaria occidentallis passa a ser a espécie mais frequente. Uma característica importante de Biomphalaria tenagophila é a variação morfológica e molecular em populações adjacentes. Processos de colonização-recolonização podem ser a causa desta estruturação populacional que favorece a preservação de lotes distintos de caramujos, que em tese podem mostrar diferenças na suscetibilidade ao Schistosoma mansoni. Através de estimativas feitas a partir de diferenças de bases de nucleotídeos da porção 16S do DNA mitocondrial e o ITS 2, poderemos relacionar os padrões genéticos da espécie ao longo das principais bacias hidrográficas do estado de São Paulo,e estimar o risco de instalação de novas populações em novos ambientes de água doce. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANCHES PALASIO, RAQUEL GARDINI; CASOTTI, MARCIA OLIVEIRA; RODRIGUES, THAMIRIS CASSIA; TIRONE MENEZES, REGIANE MARIA; ZANOTTI-MAGALHAES, ELIANA MARIA; TUAN, ROSELI. The current distribution pattern of Biomphalaria tenagophila and Biomphalaria straminea in the northern and southern regions of the coastal fluvial plain in the state of Sao Paulo. Biota Neotropica, v. 15, n. 3 JUL-SEP 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.