Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação in situ da ação anticariogênica de dentifrícios com baixa concentração de fluoreto suplementados com fosfato

Processo: 07/03660-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2007 - 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Alberto Carlos Botazzo Delbem
Beneficiário:Alberto Carlos Botazzo Delbem
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Dentifrício fluorado  Fluorose dentária  Fluoretos  Esmalte dentário 

Resumo

A utilização de dentifrícios de baixa concentração de fluoreto (F) é uma forma para a diminuição da ingestão de fluoreto e consequentemente a prevalência da fluorose dentária. O objetivo do trabalho será avaliar, in situ, se a suplementação do dentifrício de baixa concentração de F com fosfato mantém a mesma eficácia que a de um dentifrício padrão de 1100 µgF/g. A fase experimental consistirá de 3 etapas com duração de 1 dias, com intervalo de 7 dias entre elas. Serão utilizados blocos de esmalte (4x4 mm) preparados a partir de dentes incisivos bovinos. Os blocos serão selecionados através da microdureza superficial. Dez voluntários usarão dispositivo intrabucal palatino com 4 fragmentos de esmalte bovino. Os voluntários gotejarão uma solução de sacarose 20% e realizarão tratamento com dentifrício contendo concentração de 500 gF/g e 1% de um sal de fosfato. Como dentifrícios controle serão utilizados um dentifrício placebo (sem F e P) e um comercial de 1100 µgF/g (Crest®). Após cada período experimental, será determinada a porcentagem de alteração de dureza da superfície (%ASMH), perda mineral (ΔZ) e conteúdo de fluoreto, cálcio e fósforo no esmalte. Será realizada a coleta do biofilme bacteriano ara análise do conteúdo de fluoreto, cálcio e fósforo e carboidratos álcali-solúveis. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAKESHITA, ELIANA M.; DANELON, MARCELLE; CASTRO, LUCIENE P.; CUNHA, ROBSON F.; DELBEM, ALBERTO C. B. Remineralizing Potential of a Low Fluoride Toothpaste with Sodium Trimetaphosphate: An in situ Study. Caries Research, v. 50, n. 6, p. 571-578, 2016. Citações Web of Science: 4.
TAKESHITA, ELIANA M.; DANELON, MARCELLE; CASTRO, LUCIENE P.; SASSAKI, KIKUE T.; DELBEM, ALBERTO C. B. Effectiveness of a Toothpaste with Low Fluoride Content Combined with Trimetaphosphate on Dental Biofilm and Enamel Demineralization in situ. Caries Research, v. 49, n. 4, p. 394-400, 2015. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.