Busca avançada
Ano de início
Entree

Viabilidade do uso de agentes de controle biológico contra Penicillium digitatum na fase de pós-colheita

Processo: 07/03692-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2007 - 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Katia Cristina Kupper
Beneficiário:Katia Cristina Kupper
Instituição-sede: Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Controle biológico vegetal  Pós-colheita  Tratamento térmico  Citricultura  Frutas cítricas 

Resumo

Não obstante a importância econômica e social que representa a citricultura para o país, este setor enfrenta vários problemas de natureza fitossanitária. Dentre tais problemas, destacam-se as doenças de pós-colheita, que normalmente são iniciadas no campo e irão se desenvolver durante a colheita, transporte, embalagem e armazenamento dos frutos. Em especial, o bolor verde, causado por Penicillium digitatum, é responsável por grandes perdas de frutos cítricos em fase de comercialização, sendo muitas vezes um fator limitante na produção. Com o crescente aumento no consumo de alimentos isentos de agrotóxicos, devido a uma maior preocupação do consumidor com a qualidade de vida e saúde, produtores têm buscado novas alternativas de controle de doenças e, dentre estas, encontra-se o controle biológico. Tal medida de controle, empregada neste trabalho, visa encontrar uma metodologia a ser empregada em packing-house de produtores orgânicos, de modo que frutos sejam protegidos contra P. digitatum, ou que, pelo menos haja uma diminuição do uso de fungicidas em packing-house convencional, durante o tratamento de frutos cítricos. Em consequência disso, este trabalho tem por objetivos: (i) avaliar a eficiência do tratamento térmico, isoladamente ou em combinação com agentes de controle biológico (ACBs), no controle de Penicillium digitatum; (ii) verificar a compatibilidade entre ACBs e fungicidas no controle do bolor verde em frutos cítricos; (iii) estudar a combinação de ACBs e Bicarbonato de sódio com ou sem tratamento térmico, no controle de podridões em frutos cítricos; (iv) verificar a possibilidade de utilização dos ACBs com as principais ceras empregadas no acondicionamento pós-colheita dos frutos cítricos; (v) verificar a utilização dos ACBs, combinados ou não com bicarbonato de sódio, e com as principais ceras utilizadas no acondicionamento pós-colheitas dos frutos cítricos; (vi) avaliar o uso dos ACBs, combinados ou não com fungicida, com as principais ceras utilizadas no acondicionamento pós-colheitas dos frutos cítrico e, finalmente, (vii) determinar o efeito do melhor tratamento, seja utilizando ACBs com ou sem bicarbonato de sódio ou fungicida e/ou tratamento térmico, durante o processo de beneficiamento em packing-house, na qualidade dos frutos cítricos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORETTO, CRISTIANE; LIMA CERVANTES, ANTONIO LUCAS; BATISTA FILHO, ANTONIO; KUPPER, KATIA CRISTINA. Integrated control of green mold to reduce chemical treatment in post-harvest citrus fruits. Scientia Horticulturae, v. 165, p. 433-438, JAN 22 2014. Citações Web of Science: 13.
KATIA CRISTINA KUPPER; ANTONIO LUCAS LIMA CERVANTES; MARIANA NADJARA KLEIN; ALINE CAROLINE DA SILVA. Avaliação de microrganismos antagônicos, Saccharomyces cerevisiae e Bacillus subtilis para o controle de Penicillium digitatum. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 35, n. 2, p. -, Jun. 2013.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.