Auxílio à pesquisa 07/03809-4 - Educação de jovens e adultos, Estado da arte - BV FAPESP
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Educacao nao escolar de adultos: um balanco da producao de conhecimentos.

Processo: 07/03809-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Sérgio Haddad
Beneficiário:Sérgio Haddad
Instituição Sede: Ação Educativa - Assessoria, Pesquisa e Informação. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):08/03069-3 - Educação não escolar de adultos: um balanço da produção de conhecimentos, BP.TT
Assunto(s):Educação de jovens e adultos  Estado da arte  Educação informal  Educação popular 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação de Jovens e Adultos | Educação informal | Educação não escolar | Educação Popular | Estado da arte | Educação de jovens e adultos

Resumo

O presente estudo, é dedicado ao levantamento e a análise documental dos trabalhos realizados no campo da educação não escolar voltada aos jovens e adultos. Este vasto campo é também denominado, entre outros, por Educação Popular, Educação Não Formal, Educação Continuada, Educação Permanente. São processos educativos dirigidos ao jovem e ao adulto, para além da educação escolar hoje denominada por EJA (Educação de Jovens e Adultos), voltados principalmente à sua formação política e cidadã e ao atendimento das necessidades de natureza econômica, social e cultural. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, nos moldes Estado da Arte, que pretende, num recorte temporal definido, sistematizar esse campo de conhecimento, reconhecendo os principais resultados da investigação, identificando temáticas e abordagens dominantes e emergentes, bem como lacunas e campos inexplorados, abertos à pesquisa futura.Esse projeto surge após dez anos em que os pesquisadores Marília Sposito e Sérgio Haddad vêm alternando estudos empíricos e abordagens teóricas, voltadas para o balanço de produção de conhecimentos em projetos integrados. Após a constituição dos bancos de dados sobre a produção de conhecimento em torno do tema Juventude e Escolarização de Jovens e Adultos em 1998, um estudo integrado e empírico na cidade de Santo André, consolidou novas hipóteses que permitiram, na fase seguinte, a redação dos Estados da Arte, a formação de nova base de dados e análise dos periódicos brasileiros e latinoamericanos em torno do tema. Em 2003, o grupo, em conjunto com outros pesquisadores, optou por novo estudo empírico intitulado Juventude Escolarização e Poder Local, já concluído, tendo sua publicação aprovada pela Fapesp. Nessa nova etapa (2006-2009) optou-se novamente ao trabalho de pesquisa bibliográfica, nos moldes Estado da Arte, desta feita como projetos individuais, neste caso aqui apresentado, focado na área da educação não escolar de adultos.O projeto tem a aprovação de bolsa produtividade em pesquisa do cnpq, nível 1C, até fevereiro de 2009. Nesta proposta são solicitados recursos complementares para pagamento de bolsistas e implementação de biblioteca virtual (AU)

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