Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do período de dominância folicular na taxa de recuperação in vivo e na competência do desenvolvimento in vitro de oócitos bubalinos, zebuínos e taurinos

Resumo

No presente estudo serão desenvolvidos dois experimentos a fim de investigar o efeito do dia de aspiração de folículos recrutados de uma onda de crescimento folicular previamente sincronizada (D2, D4 e D6 após a emergência folicular) sobre a produção de embriões in vitro em novilhas de três diferentes grupos genéticos (Bubalus bubalis, Bos indicus e Bos taurus). A fim de eliminar o efeito individual sobre as variáveis analisadas, o delineamento experimental será de cross-over, ou seja, todos os animais passarão por todos os tratamentos. Para sincronizar a emergência folicular, os animais serão submetidos a tratamento à base de progestágeno e benzoato de estradiol associado a progesterona injetável no início do protocolo hormonal. Serão analisados a taxa de recuperação in vivo, a qualidade oocitária (número de camadas e aspecto do cumulus oophorus e do citoplasma) e a qualidade dos embriões produzidos in vitro (taxa de clivagem, taxa de produção de blastocistos, taxa de eclosão e contagem do número de núcleos nos embriões eclodidos). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIMENES, LINDSAY U.; FERRAZ, MARCIO L.; FANTINATO-NETO, PAULO; CHIARATTI, MARCOS R.; MESQUITA, LIGIA G.; SA FILHO, MANOEL F.; MEIRELLES, FLAVIO V.; TRINCA, LUZIA A.; RENNO, FRANCISCO P.; WATANABE, YEDA F.; BARUSELLI, PIETRO S. The interval between the emergence of pharmacologically synchronized ovarian follicular waves and ovum pickup does not significantly affect in vitro embryo production in Bos indicus, Bos taurus, and Bubalus bubalis. Theriogenology, v. 83, n. 3, p. 385-393, FEB 2015. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.