Busca avançada
Ano de início
Entree

Hepatectomia por metástases de câncer colorretal: avaliação do padrão de envolvimento linfonodal hilar hepático por micrometástases: estudo prospectivo

Processo: 07/05109-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2007 - 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Paulo Herman
Beneficiário:Paulo Herman
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cirurgia colorretal  Hepatectomia  Hiperplasia do linfonodo gigante  Metástase neoplásica  Neoplasias colorretais  Biomarcadores tumorais 

Resumo

Para a grande maioria dos autores, o envolvimento linfonodal hilar constitui uma contra-indicação para a hepatectomia, no entanto, poucos estudos avaliaram o padrão de envolvimento linfonodal por micrometástases durante a hepatectomia em pacientes que não apresentavam evidências imaginológicas no pré-operatório e alterações macroscópicas no intra-operatório. Os dados de prevalência de micromestástases hilares suscitam questões sobre o real estadio e evolução de pacientes submetidos a hepatectomia sem a análise histopatológica rotineira dos linfonodos hilares. Objetivo: Analisar a prevalência e as características de micrometástases linfonodais no hilo hepático em pacientes submetidos a hepatectomia por metástases de adenocarcinoma colorretal; Correlacionar os dados clínico-patológicos com o padrão de acometimento linfonodal por micrometástases, a fim de definir se há fatores que determinam o aumento de sua prevalência de forma a prever tal acometimento. Causística e métodos: Serão estudados prospectivamente pacientes portadores de metástases hepáticas de câncer colorretal submetidos a hepatectomia. Será realizada avaliação clínica pré-operatória rotineira com provas de função e marcadores tumorais. Os pacientes também realizarão estadiamento através de exames complementares como tomografia computadorizada de abdome e tórax e colonoscopia (se indicada). Serão incluídos na pesquisa pacientes com condições clínicas favoráveis e função hepática satisfatória, com doença primária controlada e doença extra-hepática ausente ou passível de controle após ressecção. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIANA, E. F.; HERMAN, P.; SIQUEIRA, S. C.; TAKA, T.; CARVALHO, P.; COELHO, F. F.; PUGLIESE, V.; SAAD, W. A.; D'ALBUQUERQUE, L. A. C. Lymphadenectomy in Colorectal Cancer Liver Metastases Resection: Incidence of Hilar Limph Nodes Micrometastasis. JOURNAL OF SURGICAL ONCOLOGY, v. 100, n. 7, p. 534-537, DEC 1 2009. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.