Busca avançada
Ano de início
Entree

Extratos de especiarias: aplicações em oelo de soja e repercussões sobre o perfil lipídico in vivo

Processo: 07/50341-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2007 - 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Neuza Jorge
Beneficiário:Neuza Jorge
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Especiarias  Antioxidantes  Óleo de soja 

Resumo

O presente trabalho terá como objetivos avaliar a atividade antioxidante em diferentes concentrações dos extratos de orégano e manjericão, para que sejam aplicados no óleo de soja; o efeito isolado e sinergista dos antioxidantes naturais em óleo de soja, sob diferentes condições de oxidação; o efeito antioxidante e hipolipemiante in vivo dos extratos. Os antioxidantes em diferentes concentrações serão avaliados através da determinação da estabilidade oxidativa utilizando o equipamento Rancimat. Os tratamentos (óleo de soja refinado sem antioxidantes sintéticos, óleo de soja refinado com antioxidantes sintéticos, óleo de soja refinado com extrato de orégano, óleo de soja refinado com extrato de manjericão, óleo de soja refinado com a mistura dos extratos) serão submetidos à termoxidação (180°C/30 horas) e ao teste de estufa (60°C/10 dias), cujas amostras serão tomadas nos intervalos de tempo de 0, 5, 10, 15, 20, 25 e 30 horas e 0, 2, 4, 6, 8 e 10 dias, respectivamente. As amostras obtidas serão analisadas de acordo com as determinações da estabilidade oxidativa, compostos polares totais, índice de peróxidos, dienos conjugados e perfil de ácidos graxos. Para avaliação da atividade antioxidante in vivo será realizado o ensaio biológico, onde serão utilizados ratos alistar machos, recém desmamados e mantidos sob alimentação por um período de 40 dias. Serão formados 6 grupos de 10 animais, que receberão dieta AIN93G, sendo 2 grupos controles e 4 grupos com dieta hipercolesterolêmica recebendo suplementação dos extratos estudados, por gavagem. O sangue coletado após o experimento será submetido às análises de perfil lipídico e efeito antioxidante sobre o teor de colesterol total e frações (LDL-c, HDL-c, VLDL-c), triglicérides e oxidação da LDL-c, utilizando kits enzimáticos. Os resultados serão submetidos a análises de variância e testes de Tukey para as médias a 5% empregando o programa ESTAI versão 2.0. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JORGE, NEUZA; VERONEZI, CAROLINA MEDICI; DEL RE, PATRICIA VIEIRA. ANTIOXIDANT EFFECT OF THYME (THYMUS VULGARIS L.) AND OREGANO (ORIGANUM VULGARE L.) EXTRACTS IN SOYBEAN OIL UNDER THERMOXIDATION. JOURNAL OF FOOD PROCESSING AND PRESERVATION, v. 39, n. 6, p. 1399-1406, DEC 2015. Citações Web of Science: 2.
Especiarias como antioxidantes naturais: aplicações em alimentos e implicação na saúde. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 14, n. 2, p. -, 2012.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.