Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo, definição e estabelecimento de mecanismos de apoio ao desenvolvimento aberto, cooperativo e distribuído de módulos educacionais

Processo: 07/52629-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2007 - 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Ellen Francine Barbosa
Beneficiário:Ellen Francine Barbosa
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem  Teste e avaliação de software  Material didático  Módulos educacionais 

Resumo

No decorrer das atividades associadas ao trabalho de doutorado de Barbosa (Processo FAPESP 98/16490-5) foram investigados e definidos mecanismos de apoio ao processo de desenvolvimento e modelagem de módulos educacionais. Os mecanismos estabelecidos propiciaram a reestruturação de materiais didáticos dentro da temática de Teste de Software. Em continuidade a esse trabalho, pretende-se agora investigar e definir mecanismos de apoio ao processo de desenvolvimento aberto, cooperativo e distribuído de tais módulos. A idéia é que os conteúdos construídos sejam flexíveis, customizáveis e reutilizáveis, intermultidisciplinares e, até certo ponto, "globalizados", como forma de estabelecer mecanismos apropriados para contribuir na melhoria do processo de ensino e aprendizado; tornando-o compatível com as novas demandas impostas pelas transformações educacionais em curso. Tanto o ensino presencial como a distância devem ser contemplados. Ainda, a longo prazo, pretende-se estabelecer um cenário para o desenvolvimento de módulos educacionais livres. Uma das linhas de atuação a ser explorada nesse contexto refere-se ao desenvolvimento de ferramental de apoio à aplicação dos mecanismos definidos, em especial ferramentas de suporte às atividades de modelagem e geração automática dos conteúdos educacionais associados aos módulos. Tal perspectiva deve ser explorada dentro do escopo do presente projeto de pesquisa. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.