Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação entre presença de Mycoplasma hominis e Ureaplasma urealyticum e níveis de citocinas no líquido amniótico de gestantes com trabalho de parto prematuro

Processo: 07/52758-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2007 - 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Márcia Guimarães da Silva
Beneficiário:Márcia Guimarães da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Gestantes  Trabalho de parto prematuro  Âmnio  Citocinas  Infecções bacterianas 

Resumo

O Trabalho de Parto Prematuro (TPP) é uma intercorrência que acomete de 5 a 10% das gestações e tem como principal complicação a prematuridade. A etiologia do TPP é multifatorial, e vários estudos têm demonstrado que a infecção na cavidade amniótica (CA) é um dos principais fatores associado ao TPP. Objetivo: correlacionar a presença de infecção da cavidade amniótica por Mycoplasma hominis e Ureaplasma urealyticum em gestantes com TPP com a concentração de citocinas no líquido amniótico (LA), na presença ou não de corioamnionite. Pacientes e Métodos: Serão incluídas no estudo 30 pacientes em TPP com idade gestacional entre 28 e 37 semanas atendidas no Serviço de Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP. Como grupo controle, serão incluídas no estudo 30 gestantes normais com indicação de cesárea eletiva. Amostras do LA serão obtidas no momento da resolução da gestação, para pesquisa de M. hominis e U. urealyticum por PCR e para determinação dos níveis de IL-1, IL-6, IL-8, TNF-a e IL-10 por ELISA. Serão coletados fragmentos de membranas corioamnióticas para a realização da análise histopatológica das membranas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCONI, CAMILA; DE ANDRADE RAMOS, BRUNA RIBEIRO; PERACOLI, JOSE CARLOS; DONDERS, GILBERT G. G.; DA SILVA, MARCIA GUIMARAES. Amniotic Fluid Interleukin-1 Beta and Interleukin-6, but not Interleukin-8 Correlate with Microbial Invasion of the Amniotic Cavity in Preterm Labor. American Journal of Reproductive Immunology, v. 65, n. 6, p. 549-556, JUN 2011. Citações Web of Science: 59.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.