Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos genes envolvidos na resposta a baixa temperatura em Caulobacter crescentus

Processo: 07/52952-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2007 - 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Marilis Do Valle Marques
Beneficiário:Marilis Do Valle Marques
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bactérias  Regulação da expressão gênica  Congelamento 

Resumo

O choque frio causa a estabilização de estruturas secundárias em RNA e DNA, resultando em eficiência reduzida de tradução, transcrição e replicação de DNA. Na queda brusca de temperatura, as bactérias exibem uma resposta sintetizando proteínas de choque de frio (CSPs) que permitem às células superar os efeitos deletérios causados pelo frio. Em Caulobacter existem quatro genes codificando CSPs, sendo que cspA e cspB são altamente induzidos a 10°C, mas cspC e cspD não são induzidos pela baixa temperatura, e sim na fase estacionária. Este projeto propõe o estudo do papel dos genes csp em Caulobacter, determinando o fenótipo dos mutantes, os mecanismos de regulação dos genes cspC e cspD na fase estacionária, a identificação dos fatores de transcrição envolvidos e dos sinais celulares que ativam sua expressão. Também será analisado o papel dos genes CC2267 e CC0835 na resposta a congelamento, e sua regulação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BALHESTEROS, HELOISE; MAZZON, RICARDO R.; DA SILVA, CAROLINA A. P. T.; LANG, ELZA A. S.; MARQUES, MARILIS V. CspC and CspD are essential for Caulobacter crescentus stationary phase survival. Archives of Microbiology, v. 192, n. 9, p. 747-758, SEP 2010. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.