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Entre a memória e a história da música popular brasileira

Processo: 07/53586-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2007 - 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:José Geraldo Vinci de Moraes
Beneficiário:José Geraldo Vinci de Moraes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura brasileira  Historiografia  Memória cultural  Música popular  Música brasileira 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Brasileira | Historia | Historiografia | Memoria | Musica Brasileira | Musica Popular

Resumo

A produção do conhecimento histórico em torno da música popular urbana no Brasil sempre oscilou entre a memória e a história. Essa peculiaridade é decorrente também da impossibilidade e dificuldade dos autores da primeira metade do século XX em delimitar as fronteiras entre essas duas formas de acesso ao passado. Até os anos 1960, todos eles participavam quase simultaneamente da vida artística, da produção ou difusão da música, da crítica na nascente "imprensa especializada", da produção de obras escritas e da vida boêmia, essa última uma espécie de espaço de convergência entre todos esses universos. Autores e obras com essa característica formaram até a década de 1960 o principal acervo da memória e da história da música popular urbana, marcando profundamente os trabalhos acadêmicos que surgiram a partir dos anos 1980, sobretudo aqueles produzidos na década seguinte pelos historiadores de ofício nas universidades. Este projeto que se apresenta, denominado Entre a memória e a história da música popular brasileira, pretende justamente dar início a uma discussão em torno da questão historiográfica que envolve o tema. Refazer e reinterpretar a trajetória de obras de autores que participaram tanto da formulação da memória como da construção da história da música urbana, relacionando-os com as linhas mais recentes da investigação sobre o tema, é o primeiro passo de um esforço investigativo mais amplo e imperioso. Esse processo mais abrangente tem em vista justamente criar, no médio e longo prazo, horizonte para o surgimento de um substrato historiográfico crítico que possivelmente permitirá uma melhor compreensão da música popular para além das mitificações usuais e verificar também qual o seu papel, crucial e permanente, na construção da nossa história cultural. (AU)

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