Busca avançada
Ano de início
Entree

Relevância da telomerase na patogênese da fibrose pulmonar idiopática

Processo: 07/53982-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2007 - 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Vera Luiza Capelozzi
Beneficiário:Vera Luiza Capelozzi
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Telomerase  Imuno-histoquímica  Morfometria  Fibrose pulmonar idiopática  Microscopia eletrônica 

Resumo

Trabalhos recentes apontam o papel da telomerase no processo de multiplicação e diferenciação celular dentro do tecido pulmonar. Contudo, estudos mais aprofundados da função da enzima na fisiopatologia da fibrose pulmonar idiopática são escassos. No caso de fibroblastos, os estudos foram conduzidos em modelos de fibrose pulmonar induzida por bleomicina que não reproduzem o padrão histológico da pneumonia intersticial usual, substrato da FPI. Por outro lado, no caso do epitélio alveolar os estudos foram realizados apertas em tecidos lesionados por hiperóxia, com ausência de análise em modelos de fibrose pulmonar. Considerando as novas evidências na fisiopatologia da FPI que apontam para a origem do processo desencadeada por uma epiteliopatia, estudos do papel da telomerase no epitélio alveolar e nos próprios fibroblastos de casos de FPI mostram-se bastante promissores. No presente trabalho o objetivo geral será contribuir ao entendimento da patogênese da FPI, estudando a participação da telomerase e os fatores responsáveis pela sua indução ou supressão no processo fibrogênico em espécimes pulmonares obtidos por biópsia cirúrgica com diagnóstico histológico de pneumonia intersticial usual (UIP) e no modelo experimental de UIP induzido pelo BHT (3-5-di-tert-buty l-4-hydroxytoluene). Os resultados do estudo poderão propiciar novos protocolos de tratamento para os pacientes com FPI. Como objetivos específicos. 1) estudar a expressão de telomerase no epitélio alveolar, particularmente nos pneumócitos tipo II e fibroblastos; 2) estudar a associação entre expressão de telomerase e alfa actina de músculo liso, IL-4, TGF-beta e bFGF; 3) associar o padrão histológico e imunohistoquímico com alterações ultra-estruturais sobretudo em pneumócitos tipo II e matriz extracelular. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOMICIANO‚ D.S.; BONFÁ‚ E.; BORGES‚ C.T.L.; KAIRALLA‚ R.A.; CAPELOZZI‚ V.L.; PARRA‚ E.; CHRISTMANN‚ R.B. A long-term prospective randomized controlled study of non-specific interstitial pneumonia (NSIP) treatment in scleroderma. CLINICAL RHEUMATOLOGY, v. 30, n. 2, p. 223-229, 2011.
DE SOUZA, ROMY B. C.; BORGES, CLAUDIA T. L.; CAPELOZZI, VERA L.; PARRA, EDWIN R.; JATENE, FABIO B.; KAVAKAMA, JORGE; KAIRALLA, RONALDO A.; BONFA, ELOISA. Centrilobular Fibrosis: An Underrecognized Pattern in Systemic Sclerosis. RESPIRATION, v. 77, n. 4, p. 389-397, 2009. Citações Web of Science: 39.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.