Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema aquoso bifásico constituído por polietileno glicol (PEG) e ácido poliacrílico (PAA): aplicação do sistema na separação de proteínas (glicose-6-fosfato desidrigenase, proteína verde fluorescente e lisozima)

Processo: 07/53986-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2007 - 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Adalberto Pessoa Junior
Beneficiário:Adalberto Pessoa Junior
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biotecnologia  Purificação de proteínas  Extração líquido-líquido  Moléculas bioativas  Ácido poliacrílico  Polietilenoglicóis 

Resumo

A purificação de proteínas por extração líquido-líquido em sistemas de duas fases aquosas utilizando polímeros termossensíveis é apresentada neste projeto, por ser uma alternativa promissora uma vez que utiliza dois polímeros de fácil disponibilidade e custo acessível. O sistema polimérico aquoso formado pelos polímeros poli (etileno glicol) e ácido poliacrílico e a influência exercida da temperatura, pH e força iônica nesse sistema serão usados para o estabelecimento dos melhores parâmetros de separação das seguintes proteínas: lisozima; glicose-6-fosfato desidrogenase; e proteína verde fluorescente (GFPuv). O efeito da presença dessas proteínas no diagrama de fases do sistema PEG-PAA, bem como a partição na forma pura e na presença de contaminastes serão estudados através da determinação do coeficiente de partição, eficiência e fator de purificação das respectivas proteínas. Uma vez definido o sistema em que as proteínas (G6PD, lisozima e GFPuv) se separam, será avaliada a possibilidade de desenvolver um processo de recuperação da proteína-alvo com reciclagem dos polímeros. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.