Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do crescimento de Rubrivivax gelatinosus em efluente de indústria de processamento de pescado

Resumo

Um dos maiores problemas para a preservação do meio ambiente é a poluição provocada pelos resíduos industriais gerados na transformação de matérias primas em produtos finais. O desenvolvimento econômico é desejável para o Brasil, porém, os efluentes resultantes das atividades industriais não o são, e necessitam da aplicação de tratamentos depurativos para torná-los inócuos antes de serem lançados ao ambiente. Esses tratamentos, quando adequadamente realizados, podem, além de cumprir com este objetivo, gerar produtos com diferentes aplicações, possibilitando que os gastos despendidos na aplicação das tecnologias depurativas revertam em novas receitas para as próprias indústrias. Este projeto de pesquisa tem como objetivo caracterizar o crescimento da bactéria fototrófica Rubrivivax gelatinosus em efluente proveniente de indústria de pescado com vistas à produção de biomassa e à depuração do efluente. Inicialmente, o efluente será caracterizado em seus aspectos físicos, químicos e microbiológicos e, na sequência, será tratado pelos métodos físicos de filtração e aplicação de calor. Após nova caracterização de suas propriedades, o efluente tratado será utilizado como substrato para o estudo do crescimento da bactéria, que será caracterizado por meio das determinações de massa celular seca, taxa de crescimento específico e demanda química de oxigênio. A ocorrência de contaminantes durante o crescimento será monitorada por meio da determinação do espectro de absorção de células vivas. Posteriormente, a bactéria será cultivada no mesmo substrato, em escala semi-industrial, visando à produção de biomassa e à determinação da produtividade do processo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCO DE LIMA, LEANDRO KANAMARU; GIGLIO PONSANO, ELISA HELENA; PINTO, MARCOS FRANKE. Cultivation of Rubrivivax gelatinosus in fish industry effluent for depollution and biomass production. WORLD JOURNAL OF MICROBIOLOGY & BIOTECHNOLOGY, v. 27, n. 11, p. 2553-2558, NOV 2011. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.