Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos da deleção do gene Cx43 sobre o desenvolvimento fetal de camundongos de diferentes backgrounds genéticos

Processo: 07/55274-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2007 - 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Maria Lucia Zaidan Dagli
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Embriogênese  Expressão gênica  Conexina 43  Biologia molecular  Histologia 

Resumo

As conexinas são proteínas que compõem as junções comunicantes do tipo gap, e a diminuição na sua expressão têm sido relacionada com diversas alterações fisiológicas, entre elas algumas síndromes, mal formações genéticas, o aumento da proliferação celular e a carcinogênese. Dentre as isoformas das conexinas presentes nos tecidos animais, a Cx43 é a mais estudada e teve sua importância relatada in vivo em camundongos que tiveram um dos alelos de Cx43 deletado (Cx43+/-). REAUME et. al. relataram que animais Cx43-/- morriam logo após o nascimento devido má formação cardíaca, revelando assim a importância vital dessa proteína no desenvolvimento cardíaco durante o desenvolvimento embrionário. Na ausência de expressão de uma determinada conexina é observado alterações na localização e na expressão de outras conexinas objetivando a manutenção da comunicação celular. Por outro lado, o backgorund genético pode interferir na manifestação fenotípica de animais knockouts, devido aos fatores de controle de compensação por outros genes (SHASTRY, 1994). Assim, o presente estudo terá como principal objetivo caracterizar as diferenças fenotípicas de fetos de camundongos de mesmo genótipo (Cx43+/+, Cx43+/- Cx43-/-), relacionando com possíveis alterações no padrão de expressão de outras isoformas da conexina, entre diferentes backgrounds genéticos durante o último terço gestacional. Para tanto, os fetos serão submetidos a análises morfológicas e histológicas, sendo dada atenção maior aos órgãos em que a Cx43 é mais representativa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAIBLE, LUCAS MARTINS; SANCHES, DANIEL SOARES; COGLIATI, BRUNO; MENNECIER, GREGORY; ZAIDAN DAGLI, MARIA LUCIA. Delayed Osteoblastic Differentiation and Bone Development in Cx43 Knockout Mice. TOXICOLOGIC PATHOLOGY, v. 39, n. 7, p. 1046-1055, DEC 2011. Citações Web of Science: 27.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.