Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da rede genica do nucleopoliedrovirus anticarsia gemmatalis (agmnpv-2d) em linhagens de celulas de inseto distintas.

Processo: 07/55282-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2007 - 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Paolo Marinho de Andrade Zanotto
Beneficiário:Paolo Marinho de Andrade Zanotto
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Controle biológico  Tempo-real  Expressão gênica 

Resumo

Desde a década de 80, o nucleopoliedrovírus Anticarsia gemmatalis (AgMNPV) tem sido utilizado em diversos países da América Latina e Estados Unidos como agente de controle biológico no combate à lagarta-da-soja. No Brasil, ele é aplicado em mais de dois milhões de hectares de plantação, com significativos benefícios econômicos e ecológicos ao país, sem contar seu benefício na saúde pública da população. Outra característica importante do AgMNPV é o seu uso como vetor de clonagem e expressão de genes eucarióticos. Este vírus envelopado, pertencente à família Baculoviridae, possui DNA circular de fita dupla contido em um capsídeo protéico, que pode estar ocluído em uma matriz para-cristalina. A expressão gênica ocorre em cascata e é temporalmente regulada, onde genes de cada classe temporal regulam a expressão de genes da fase seguinte. São duas as fases principais: (i) fase precoce, onde ocorre inibição da replicação do DNA e da síntese protéica da célula hospedeira e a expressão de alguns genes do vírus, e (ii) a fase tardia com a expressão de genes relacionados com a montagem e oclusão das partículas virais. Dada a sua grande importância comercial e biotecnológica, tem sido feitos vários estudos sobre este virus. Neste sentido, o genoma do AgMNPV-2D foi recentemente seqüenciado em nosso laboratório, indicando a presença de potencialmente 152 genes. Este projeto, uma conseqüência natural de seu sequenciamento, tem como objetivos: (i) o estudo temporal da expressão gênica do AgMNPV, (ii) a determinação de genes com padrões de expressão similares que possivelmente são co-regulados visando (iii) o delineamento de um diagrama da malha gênica do AgMNPV. Este estudo possibilitará o desenvolvimento de estratégias para monitorar sua virulência e o conhecimento e uso de demais genes e promotores fortes para expressão de proteínas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, JULIANA VELASCO; DE BRITO, ANDERSON FERNANDES; BRACONI, CARLA TORRES; DE MELO FREIRE, CAIO CESAR; IAMARINO, ATILA; DE ANDRADE ZANOTTO, PAOLO MARINHO. Modularity and evolutionary constraints in a baculovirus gene regulatory network. BMC SYSTEMS BIOLOGY, v. 7, SEP 4 2013. Citações Web of Science: 9.
DE ANDRADE ZANOTTO, PAOLO MARINHO; KRAKAUER, DAVID C. Complete Genome Viral Phylogenies Suggests the Concerted Evolution of Regulatory Cores and Accessory Satellites. PLoS One, v. 3, n. 10, p. e3500, 2008. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.