Busca avançada
Ano de início
Entree

Cintilografia da tireoide em usuarios cronicos de amiodarona: pertecnenato-99mtc versus sestamibi-99mtc

Processo: 07/55588-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Celso Darío Ramos
Beneficiário:Celso Darío Ramos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cintilografia  Hipotireoidismo  Hipertireoidismo  Amiodarona 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amiodarona | Cintilografia | Hipertireoidismo | Hipotireoidismo | Pertecnetato-99Mtc | Sestamibi-99Mtc

Resumo

Pacientes usuários crônicos de amiodarona (UCA) freqüentemente apresentam tireoideopatias. A cintilografia tireoidiana com iodeto radioativo é utilizada como método complementar na avaliação de diversas tireoideopatias. As doses usuais da amiodarona, por aumentarem o pool sangüíneo de iodeto, reduzem a captação tireoidiana do iodeto radioativo, comprometendo as imagens obtidas. Outro radiofármaco, o pertecnetato-99mTc, apresenta o mesmo mecanismo de captação e sofre as mesmas limitações do iodeto radiativo nos UCA. Recentemente, nosso grupo padronizou e demonstrou a possível utilidade diagnóstica em doenças tireoidianas benignas de um terceiro radiofármaco, o sestamibi-99mTc, cuja captação tireoidiana não sofre influência dos níveis sangüíneos de iodeto. Os objetivos deste estudo são avaliar a utilidade da avaliação tireoidiana com sestamibi-99mTc em UCA, comparando as cintilografias com sestamibi-99mTc e com o estudo convencional com pertecnetato-99mTc na identificação de UCA com hipotireoidismo ou tireotoxicose dos tipos 1 e 2. Serão estudados 20 pacientes UCA. A avaliação da função tiroidiana será realizada através das dosagens de TSH; T3 livre, T4 livre, AcTG e AcTPO. Os valores de captação de pertecnetato-99mTc serão correlacionados aos de sestamibi-99mTc, de TSH, T3 livre, T4 livre e dosagens de anticorpos. Esperamos demonstrar que a cintilografia com sestamibi-99mTc pode avaliar o status funcional tireoidiano em populações específicas, como o caso dos UCA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSSATTO OKI, GLAUCIA CELESTE; ZANTUT-WITTMANN, DENISE ENGELBRECHT; SANTOS, ALLAN DE OLIVEIRA; GUARIENTO, MARIA HELENA; TAMBASCIA, MARCOS ANTONIO; DE ALMEIDA, EROS ANTONIO; AMORIM, BARBARA JUAREZ; LOPES LIMA, MARIANA CUNHA; SA CAMARGO ETCHEBEHERE, ELBA CRISTINA; CAMARGO, EDWALDO EDUARDO; et al. Tc-99m Sestamibi Thyroid Imaging in Patients on Chronic Amiodarone Treatment A Comparison With Tc-99m Pertechnetate Imaging. CLINICAL NUCLEAR MEDICINE, v. 35, n. 4, p. 223-227, . (07/55588-1)