Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos da suplementação aguda de L-carnitina no consumo de oxigênio muscular periférico e no desempenho cardiovascular durante o exercício de pacientes com miopatia mitocondrial

Resumo

A intolerância ao exercício na Miopatia Mitocondrial (MM) correlaciona-se com a redução da capacidade oxidativa muscular, resultando em fadiga precoce. Intervenção ergogênica de L-Carnitina já demonstrou tendência em reduzir a dispneia em exercício máximo, além de aumentar a força muscular respiratória, consumo de oxigênio e tempo de endurance em exercício submáximo nestes pacientes. O objetivo deste estudo é determinar a influência da suplementação aguda de L-Carnitina, comparada ao placebo, na oxigenação muscular periférica e no desempenho cardiovascular ao exercício submáximo em cicloergômetro em pacientes com MM. Nossa hipótese é a de que a L-Carnitina melhore a oxigenação periférica e reduza a condição hipercinética vascular de pacientes com MM. Serão avaliados 15 pacientes com MM, e 10 no grupo controle, pareados por idade, sexo e grau de atividade física, que realizarão numa avaliação inicial: espirometria simples, pletismografia e teste de exercício cardiorrespiratório (TECR), em cicloergômetro, limitado por sintomas. Numa seqüência de visitas avaliaremos: força muscular respiratória, TECR submáximo (70% da carga atingida no teste incrementai), débito cardíaco por cardiografia por impedância elétrica, oxigenação muscular periférica por espectroscopia por raios quase infra-vermelhos (NIRS) e avaliação da força muscular de membro superior através da dinamometria (handgrip - contração voluntária máxima). O grupo de pacientes com MM será randomizado para receber L-Carnitina ou placebo, por 10 dias, quando serão novamente reavaliados. Feito isso, permanecerão 4 semanas sem suplementação quando o estudo se tornará cruzado (pacientes que receberam L-Carnitina receberão placebo). Os pacientes serão suplementados por mais 10 dias e realizarão a terceira avaliação, o que caracterizará o final o estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIMENES, A. C.; BRAVO, D. M.; NAPOLIS, L. M.; MELLO, M. T.; OLIVEIRA, A. S. B.; NEDER, J. A.; NERY, L. E. Effect of L-carnitine on exercise performance in patients with mitochondrial myopathy. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 48, n. 4, p. 354-362, APR 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.