Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização genética, molecular e funcional da família de proteínas neph-rst em Drosophila melanogaster e de seus homólogos vertebrados durante o desenvolvimento embrionário e pós-embrionário

Processo: 07/55984-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2007 - 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Ricardo Guelerman Pinheiro Ramos
Beneficiário:Ricardo Guelerman Pinheiro Ramos
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Drosophila  Morte celular programada 

Resumo

Nosso grupo de pesquisa vem já há vários anos estudando a estrutura, função e regulação espacial e temporal da proteína Roughest (Rst) de Drosophila melanogaster o membro prototípico da família Neph-Rst, um grupo de glicoproteínas transmembranares da superfamília das imunoglobulinas filogeneticamente conservado desde nematódeos até humanos, envolvidos em uma variedade de processos de adesão e sinalização durante o desenvolvimento embrionário e pós-embrionário. No presente projeto é proposta a continuidade e expansão destes estudos visando: a) Entender as complexas relações existentes entre os diferentes domínios estruturais das proteínas da família Neph-Rst e as suas múltiplas funções durante o desenvolvimento b) Definir e caracterizar contextualmente as funções gênicas e vias de transdução de sinais capazes de modular diretamente a atividade de rst tanto em nível transcricional como pós transcricional, a fim de obter uma compreensão global e integrada de sua multiplicidade fenotípica e c) Estabelecer o grau de conservação e divergência evolutiva entre os mecanismos moleculares subjacentes às funções de Rst em Drosophila e os de seus homólogos em outros organismos, especialmente vertebrados, e quais a suas conseqüências para a evolução dos modos de desenvolvimento embrionário em metazoários. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSA MACHADO, MAIARO CABRAL; OCTACILIO-SILVA, SHIRLEI; COSTA, MARA SILVIA A.; RAMOS, RICARDO GUELERMAN P. rst Transcriptional Activity Influences kirre mRNA Concentration in the Drosophila Pupal Retina during the Final Steps of Ommatidial Patterning. PLoS One, v. 6, n. 8, p. e22536, 2011. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.