Busca avançada
Ano de início
Entree

Quantificação da expressão das conexinas 26, 32, 43, caderina-E e da metaloproteinase 2(mmp2) em melanomas da espécie canina

Processo: 07/56064-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2007 - 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Maria Lucia Zaidan Dagli
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Conexinas  Melanoma 

Resumo

As neoplasias melanocíticas representam o 12° tipo de tumor mais comum de pele em cães, dentro das 55 neoplasias cutâneas vigentes (SOUZA et al., 2006), sendo o melanoma, de comportamento maligno e freqüentemente visto em humanos e animais domésticos, principalmente em regiões da cavidade bucal e dígitos. Neste estudo será realizada a quantificação da expressão das conexinas 26; 32; 43; caderina-E e da Metaloproiteinase 2 (MMP2) em melanomas da espécie canina. Após citologia aspirativa prévia, as neoplasias melanocíticas malignas serão coletadas e separadas em duas partes, sendo uma delas fixada em metacarn e encaminhado ao Laboratório de Histologia para confecção das lâminas em H.E. e posteriormente silanizadas para abordagem imuno-histoquimica, quando necessário, utilizando os seguintes marcadores: proteína S-100; vimentina; enolase neuro específica, os marcadores para antígeno de melanomas HMB45 e Melan-A. Em se tratando do material de interesse, o mesmo será classificado de acordo com a OMS, Gross (1992) e Smith (2001). A segunda parte será congelada a -80° C para análise da expressão das conexinas 26, 32 e 43, molécula de adesão caderina-E e metaloproteinase 2 (MMP2), através das ferramentas moleculares Western blot e imuno-histoquimica. No que concerne à quantificação da expressão gênica das proteínas, será realizado PCR em Tempo Real. Será realizada correlação entre a expressão dos elementos a serem investigados com o tipo histológico do tumor, sua localização e comportamento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEIXEIRA, TARSO FELIPE; GENTILE, LUCIANA BOFFONI; DA SILVA, TEREZA CRISTINA; MENNECIER, GREGORY; CHAIBLE, LUCAS MARTINS; COGLIATI, BRUNO; LEON ROMAN, MARCO ANTONIO; GIOSO, MARCO ANTONIO; ZAIDAN DAGLI, MARIA LUCIA. Cell proliferation and expression of connexins differ in melanotic and amelanotic canine oral melanomas. VETERINARY RESEARCH COMMUNICATIONS, v. 38, n. 1, p. 29-38, MAR 2014. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.