Busca avançada
Ano de início
Entree

O magmatismo meso-cenozoico(?) na costa sudeste (estados de sao paulo e rio de janeiro): aplicacao dos metodos magneticos.

Processo: 07/56219-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2008 - 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Maria Irene Bartolomeu Raposo
Beneficiário:Maria Irene Bartolomeu Raposo
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Paleomagnetismo  Enxame de diques 

Resumo

Esta pesquisa visa aplicar os métodos magnéticos, principalmente, nos corpos intrusivos máficos que afloram no litoral do Estado de São Paulo e se estende até o Estado do Rio de Janeiro os quais representam o magmatismo Meso-Cenozóico da região. O principal objetivo é determinar o fluxo magmático nesses corpos assim como obter informações sobre o posicionamento relativo entre fonte(s) e fraturas. Para tanto, pretende-se; (i) determinar as anisotropias magnéticas dos diques (ii) realizar um estudo detalhado de magnetismo de rocha com intuito de identificar os minerais responsáveis pelas anisotropias magnéticas e pela magnetização remanente; (ii) determinar a magnetização remanente característica dos diques com objetivo de obter informações sobre a contemporaneidade dos corpos intrusivos de composições diferentes e, se possível, obter grupos de direções de magnetização do campo geomagnético que possam estar relacionadas com tempos diferentes de colocação dos diques. Os dados magnéticos obtidos nesta pesquisa serão comparados aos de outros enxames de diques máficos de idades semelhantes já analisados sob a mesma metodologia. Pretende-se associar os resultados magnéticos com os dados geocronológicos, geoquímicos e paleomagnéticos existentes, na tentativa de estabelecer (i) as posições, no tempo e no espaço, da(s) fonte(s) geradora(s) dos enxames de diques durante o tempo geológico e (ii) investigar a posição da placa Sul-Americana na época de colocação dos enxames. Espera-se com este estudo propiciar um melhor conhecimento sobre os processos tectônicos atuantes no Meso-Cenozóico durante a abertura do Atlântico Sul. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAPOSO, M. IRENE B. Emplacement of dike swarms from the island of Ilhabela (SE Brazil) and its relationship with the South Atlantic Ocean opening revealed by magnetic fabrics. PHYSICS OF THE EARTH AND PLANETARY INTERIORS, v. 301, APR 2020. Citações Web of Science: 0.
RAPOSO, M. IRENE B. Magnetic fabrics of the Cretaceous dike swarms from Sao Paulo coastline (SE Brazil): Its relationship with South Atlantic Ocean opening. TECTONOPHYSICS, v. 721, p. 395-414, NOV 28 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.