Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao dos fatores causais do grau de sujidade de vacas leiteiras e suas relacoes com a qualidade do leite.

Resumo

O grau de sujidade das vacas leiteiras pode ser utilizado como ferramenta para avaliar o conforto dos animais e as condições das instalações, além de pesquisas terem demonstrado associação dessa característica com a higiene e sanidade do úbere. Os objetivos deste estudo são: (1) confirmar se há variação individual no grau de sujidade das vacas leiteiras; (2) avaliar a consistência nos escores de sujidade ao tango dos meses; (3) avaliar as possíveis relações entre a variação individual no escore de sujidade e o comportamento das vacas, em particular aqueles relacionados à termorregulação e ao uso do espaço; (4) avaliar se há relação entre o escore de sujidades do animal e a qualidade do leite. Para isso será avaliado o grau de sujidade dos animais, os comportamentos relacionados à termorregulação e ao uso do espaço e a qualidade do leite, em duas propriedades rurais localizadas no interior do estado de São Paulo. O grau de sujidade das vacas leiteiras será feito utilizando-se um escore de quatro pontos (muito limpa, limpa, suja e muito suja). Para avaliar a maneira como as vacas usam o espaço, será registrada a postura corporal, o tipo da superfície em que se encontram e a incidência de radiação solar. Para avaliação do efeito da termorregulação serão registradas variáveis ambientais e alterações comportamentais relacionadas com o estresse de calor, como a freqüência de alimentação, ingestão de água, ruminação, hiperventilação, movimentação e as posturas - em pé parado ou deitado. Para o estudo da relação entre qualidade do leite e escore de sujidade, será utilizada a contagem de células somáticas individual. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANT'ANNA, A. C.; PARANHOS DA COSTA, M. J. R. The relationship between dairy cow hygiene and somatic cell count in milk. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 94, n. 8, p. 3835-3844, AUG 2011. Citações Web of Science: 25.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.