Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de fármaco para diagnóstico cintilográfico de câncer pelo método da pré-marcação do tumor ('pretargeting') à base de morfolino conjugado a análogo da bombesina

Resumo

Na obtenção de imagens de câncer por via sistêmica, tem-se evidenciado vantagens com a aplicação da metodologia pretargeting, que se baseia na utilização de um agente pré-marcador de tumor. O tecnécio-99m continua sendo o radioisótopo mais utilizado para diagnóstico devido as suas características físicas favoráveis e principalmente quanto ao custo e disponibilidade. O oligômero morfolino fosforodiamidato é uma nova classe de agente antisenso, ou seja com extraordinária afinidade e especificidade pelo DNA nuclear. A bombesina é um peptídeo que se liga aos receptores liberadores de gastrina expressos em uma grande variedade de células cancerosas humanas incluindo-se câncer de próstata, mama, pulmão e pâncreas. O agente e a técnica propostos se valerão das propriedades destes dois compostos para atingir a meta de diagnóstico por imagem efetivo e confiável. O desenho experimental abrangerá o desenvolvimento e a caracterização radioquímica do novo fármaco seguido da rotina da marcação prévia do tumor com conjugado de morfolino-bombesina e do radiotraçador de morfolino complementar com tecnécio, numa segunda etapa. Objetiva-se no resultado final um progresso marcante para o diagnóstico precoce, sensível e confiável de vários dos mais importantes tipos de câncer em nosso país. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FAINTUCH, BLUMA LINKOWSKI; FERNANDEZ NUNEZ, GUSTAVO EUTIMIO; TEODORO, RODRIGO; MORO, ANA M.; MENGATTI, JAIR. Radiolabeled nano-peptides show specificity for an animal model of human PC3 prostate cancer cells. Clinics, v. 66, n. 2, p. 327-336, 2011. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.