Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial oncogênico de variantes europeias e asiaticas-americanas de HPV 16 e 18

Processo: 07/58590-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2008 - 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:Laura Cristina Sichero Vettorazzo
Beneficiário:Laura Cristina Sichero Vettorazzo
Instituição-sede: Laboratório de Virologia. Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (ILPC). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Infecções por Papillomavirus 

Resumo

A infecção por HPV 16 e 18 está fortemente associada ao risco de desenvolvimento de neoplasias do colo do útero. A variabilidade nucleotídica intra-típica de ambos tipos virais tem sido extensivamente estudada resultando em importantes achados no que concerne à filogenia e evolução do vírus e a história natural das infecções. Entretanto, até o momento são poucos os estudos funcionais que foram realizados com o objetivo de elucidar diferenças no potencial oncogênico entre as diferentes variantes moleculares de HPV 16 e 18, que é o objetivo principal deste estudo. Uma vez que a região viral capaz de imortalizar queratinócitos humanos primários foi mapeada à seqüência viral compreendendo os genes E6/E7, e que a expressão de ambos é regulada pela LCR, objetiva-se: (1) identificar fatores de transcrição celulares que atuem distintamente sobre a LCR de uma variante européia e uma variante asiático-americana de HPV 16 e 18 utilizando-se uma tecnologia de transfecção de arranjos de cDNA de fatores de transcrição; (2) identificar proteínas celulares que interagem diferencialmente com a proteína E6 das variantes moleculares de HPV 16 e 18 supracitadas através do sistema de duplo-híbrido; (3) analisar a capacidade das proteínas virais E6/E7 das variantes supracitadas de HPV 16 e 18 em imortalizar queratinócitos primários humanos; (4) buscar utilizando-se a técnica de microarray de cDNA a expressão diferencial de genes celulares em culturas de queratinócitos infectados com E6/E7 das variantes moleculares de HPV 16 e 18 supracitadas. Serão utilizadas lâminas contendo cDNA transcritos a partir de genes cujos produtos estão envolvidos em vias freqüentemente alteradas durante a progressão tumoral. Os resultados gerados neste estudo serão de extrema relevância para avaliar o significado da variabilidade intra-típica de HPV e a possível correlação destes achados aos dados epidemiológicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SICHERO, LAURA; SIMAO SOBRINHO, JOAO; VILLA, LUISA LINA. Identification of Novel Cellular Transcription Factors that Regulate Early Promoters of Human Papillomavirus Types 18 and 16. Journal of Infectious Diseases, v. 206, n. 6, p. 867-874, SEP 15 2012. Citações Web of Science: 12.
DE ARAUJO SOUZA, PATRICIA SAVIO; SICHERO, LAURA; MACIAG, PAULO CESAR. HPV variants and HLA polymorphisms: the role of variability on the risk of cervical cancer. FUTURE ONCOLOGY, v. 5, n. 3, p. 359-370, APR 2009. Citações Web of Science: 33.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.