Busca avançada
Ano de início
Entree

Consumo sustentável, fome e Amazônia - o consumo exagerado de carne bovina contribui para a fome no mundo e desmatamente na Amazônia?

Processo: 09/07652-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2009 - 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Helena Ribeiro
Beneficiário:Helena Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde ambiental  Ecossistema amazônico  Desenvolvimento sustentável  Consumo de alimentos  Carne bovina  Fome 

Resumo

A busca pelo desenvolvimento sustentável é meta que deve ser perseguida por todos. Governos, empresas e ONGs compartilham da responsabilidade de encontrar soluções para a crise sócio-ambiental atual, mas cada cidadão também tem um papel importante na busca pela sustentabilidade, uma vez que diversos hábitos, aparentemente inofensivos, incorporados à vida moderna, geram profundos impactos para o planeta e para a sociedade, levando à crise ecológica que presenciamos hoje e ao aumento da parcela da população que se encontra excluída do acesso a bens e serviços básicos. Dentre esses aspectos, salientamos a questão do desmatamento na Amazônia e da fome no mundo. O objetivo deste projeto de pesquisa é verificar de que maneira o consumo exacerbado de carne e seus derivados tem causado impactos negativos para a floresta amazônica, na medida em que a fronteira agropecuária vem avançando para dentro da floresta, e como a diminuição deste hábito poderia ser uma solução para o problema da fome que assola 1/6 da população mundial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)