Busca avançada
Ano de início
Entree

Carcinogênese mamária induzida por DMBA em camundongos geneticamente modificados, deficientes em conexina 43

Processo: 10/08480-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2010 - 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Maria Lucia Zaidan Dagli
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):10/13002-3 - Carcinogênese mamária induzida por DMBA em camundongos geneticamente modificados, deficientes em conexina 4, BP.TT
Assunto(s):Oncologia veterinária  Neoplasias mamárias  Conexinas  Junções Gap  9,10-Dimetil-1,2-benzantraceno  Reação em cadeia por polimerase (PCR) 

Resumo

As junções gap são canais protéicos comunicantes da membrana, formados por proteínas denominadas conexinas. A perda funcional de junções gap tem sido correlacionada com o processo de carcinogênese, através da diminuição da capacidade de comunicação celular e alterações na expressão ou localização das conexinas. O DMBA é um carcinógeno que desencadeia o desenvolvimento de neoplasias mamárias e tem sido utilizado na criação de modelos de carcinogênese química em camundongos. O objetivo deste projeto é estudar a interferência da ausência de um dos alelos do gene da conexina 43 na carcinogênese mamária induzida pelo DMBA. Para isto pretende-se administrar a dose total de 9 mgDkg por animal, fracionada a 1 mg/semana, a fêmeas de camundongos geneticamente manipulados heterozigotos (Cx43+/-) ou selvagens (Cx43+/+). A avaliação da interferência no processo será realizada por meio de análise qualitativa e quantitativa (macroscópica e histopatopatológica) dos tumores, e por meio das técnicas de imunohistoquímica para as conexinas 26 e 43, PCNA, e-caderina, receptores estrógeno e progesterona, citoqueratinas 5 e 14, vimentina, c-kit, e dos genes supressores de tumores PTEN e p53. A expressão das conexinas 26 e 43, no epitélio mamário neoplásico, será avaliada também por PCR em tempo real e Western Blot. Espera-se, desta forma, não somente verificar a influência da deficiência da conexina 43 no desenvolvimento das neoplasias mamárias, quanto caracterizar estas neoplasias do ponto de vista molecular. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, KRISHNA DURO; TEDARDI, MARCELLO VANNUCCI; COGLIATI, BRUNO; ZAIDAN DAGLI, MARIA LUCIA. Higher Incidence of Lung Adenocarcinomas Induced by DMBA in Connexin 43 Heterozygous Knockout Mice. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, 2013. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.