Busca avançada
Ano de início
Entree

Carcinogênese mamária induzida por DMBA em camundongos geneticamente modificados, deficientes em conexina 43

Resumo

As junções gap são canais protéicos comunicantes da membrana, formados por proteínas denominadas conexinas. A perda funcional de junções gap tem sido correlacionada com o processo de carcinogênese, através da diminuição da capacidade de comunicação celular e alterações na expressão ou localização das conexinas. O DMBA é um carcinógeno que desencadeia o desenvolvimento de neoplasias mamárias e tem sido utilizado na criação de modelos de carcinogênese química em camundongos. O objetivo deste projeto é estudar a interferência da ausência de um dos alelos do gene da conexina 43 na carcinogênese mamária induzida pelo DMBA. Para isto pretende-se administrar a dose total de 9 mgDkg por animal, fracionada a 1 mg/semana, a fêmeas de camundongos geneticamente manipulados heterozigotos (Cx43+/-) ou selvagens (Cx43+/+). A avaliação da interferência no processo será realizada por meio de análise qualitativa e quantitativa (macroscópica e histopatopatológica) dos tumores, e por meio das técnicas de imunohistoquímica para as conexinas 26 e 43, PCNA, e-caderina, receptores estrógeno e progesterona, citoqueratinas 5 e 14, vimentina, c-kit, e dos genes supressores de tumores PTEN e p53. A expressão das conexinas 26 e 43, no epitélio mamário neoplásico, será avaliada também por PCR em tempo real e Western Blot. Espera-se, desta forma, não somente verificar a influência da deficiência da conexina 43 no desenvolvimento das neoplasias mamárias, quanto caracterizar estas neoplasias do ponto de vista molecular. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, KRISHNA DURO; TEDARDI, MARCELLO VANNUCCI; COGLIATI, BRUNO; ZAIDAN DAGLI, MARIA LUCIA. Higher Incidence of Lung Adenocarcinomas Induced by DMBA in Connexin 43 Heterozygous Knockout Mice. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, 2013. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.