Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização de casadores de impedância mecânicos para transdutores paramétricos em detectores esféricos de ondas gravitacionais

Processo: 10/00167-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2010 - 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Carlos Frajuca
Beneficiário:Carlos Frajuca
Instituição-sede: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ondas gravitacionais  Transdutores 

Resumo

Está sendo montado, no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, um detector esférico tipo massa-ressonante para ondas gravitacionais que fará parte de uma rede de detecção com outro detector similar sendo construído na Holanda. O objetivo desta rede de detecção é alcançar uma sensibilidade, em h, de 10-21, numa frequência de 3200 Hz com uma banda de 200 Hz. A sensibilidade esperada de cada detector estará próxima ao limite quântico e, para tal sensibilidade ser atingida, vários parâmetros do detector necessitam ser otimizados, entre eles encontra-se a calibração dos casadores mecânicos de impedância (osciladores mecânicos simples ou compostos), colocados na superfície da esfera com o intuito de melhor acoplar as vibrações da superficie da esfera aos transdutores eletromecânicos (usados como sensores de movimento), sendo o tipo de transdutor escolhido o paramétrico de microondas; outro fator importante a ser otimizado é o fator de qualidade elétrico da cavidade de microondas. Espera-se, com este trabalho, estabelecer um projeto para os casadores de impedância que melhor transmitam para os transdutores os movimentos da superfície da esfera, constituindo um conjunto que possa ser montado na superfície da esfera e aumentem a sensibilidade do detector. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORTOLI, FABIO DA SILVA; FRAJUCA, CARLOS; DE SOUSA, SERGIO TURANO; DE WAARD, ARLETTE; MAGALHAES, NADJA SIMAO; DE AGUIAR, ODYLIO DENYS. On the Massive Antenna Suspension System in the Brazilian Gravitational Wave Detector SCHENBERG. Brazilian Journal of Physics, v. 46, n. 3, p. 308-315, JUN 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.