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SGP - Sistema de Gestão de Pneus

Processo: 08/55278-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de dezembro de 2010 - 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pesquisador responsável:José Caruso Gomes
Beneficiário:José Caruso Gomes
Empresa Sede:Saveway Comércio e Representações de Softwares Ltda. - EPP
Município: Campinas
Auxílios(s) vinculado(s):11/52110-9 - SGP Fase II - Sistema de Gestão de Pneus - Savetyre, AP.PIPE
Bolsa(s) vinculada(s):10/19993-1 - Apoio no desenvolvimento, preparação de dados e testes RFID, BP.TT
Assunto(s):Estrutura veicular  Pneus 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gerencia | Identificacao | Pneu | Rfid

Resumo

O objetivo final deste projeto é o desenvolvimento de um software inovador para novos dispositivos de comunicação sem fio, criando uma solução para identificação e gerenciamento de pneus automotivos através de tecnologia RFID (Radio Frequency Identification). Os objetivos específicos da fase I deste projeto são: 1. definir o melhor conjunto (tecnologias de hardware para suportar uma perfeita gestão de pneus de carga e 2. definir um software de gestão de pneus de carga e seus periféricos. A instalação de um sistema automatizado de coleta de dados no ambiente de manutenção em empresas de transporte de cargas e passageiros, deverá quebrar o paradigma da baixa utilização de recursos de TI neste ambiente. O fator facilitador serão os equipamentos dedicados à coleta automática de dados e a maneira amigável de interação entre coletor de dados e operador. Desta forma, uma área da empresa tradicionalmente de baixíssima automação e de pouca interação com os outros ambientes mais organizados da empresa, terá seus dados coletados e administrados em mesmo grau de eficiência das áreas mais automatizadas da estrutura. Estudos recentes indicam que a adoção de boas práticas de administração, como o Sistema de Gestão de Pneus, proporciona um ganho de vida útil da ordem de 10 a 20% para os pneus e de até 3% no consumo de Diesel. Desta forma, o primeiro grande impacto da adoção da solução proposta neste projeto, é a redução de custo nas operações de transporte de carga e passageiros através do transporte rodoviário. O projeto tem também alto apelo para preservação do meio ambiente, pois atua na redução do consumo de combustíveis fósseis (gasolina e diesel), além de garantir um rastreamento da carcaça final do pneu, permitindo se descarte com laudo e certificação digital. Indiretamente, tem-se um aumento no nível de segurança dos veículos, já que o monitoramento das variáveis relacionadas ao pneu permite definir o momento adequado para a reparação por exemplo, a recapagem) deste ou a sua troca definitiva. O planejamento de marketing e a análise de mercado em curso indicam que existe demanda para os produtos serem comercializados. A principal vantagem competitiva da empresa é o caráter inédito do conjunto de soluções ofertadas que proporciona redução de custo operacional para o cliente. (AU)

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