Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da função de ANKHD1 na apoptose e sua interação com SIVA em células neoplásicas

Processo: 09/00268-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2009 - 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Fabíola Traina
Beneficiário:Fabíola Traina
Instituição-sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Hematologia  Neoplasias  Leucemia-linfoma linfoblástico de células precursoras  Adenocarcinoma  Repetição de anquirina  Expressão gênica  Isoformas de proteínas  Apoptose 

Resumo

Importante passo para a compreensão dos processos fisiopatológicos das neoplasias é a identificação de genes ativamente expressos e das funções biológicas de cada proteína codificada por estes genes. A proteína Ankyrin Repeat Single KH Domain containing 1 (ANKHD1) foi inicialmente identificada, em humanos, em linhagem celular de adenocarcinoam de próstata, LNCaP. Recentemente, o nosso grupo de pesquisa identificou que ANKHD1 é uma proteína citoplasmática altamente expressa em linhagens de leucemias agudas humanas (KG-1, HEL, K562, NB4, HL-60, Jurkat, MOLT4, Raji, Daudi e Namalwa) e em amostras de 38 pacientes com diagnóstico de leucemia aguda, quando comparadas às células hematopoéticas normais. Adicionalmente, através de ensaio de duplo híbrido em levedura, identificamos a associação da ANKHD1 com a proteína pró-apoptótica SIVA. Estes dados sugerem que ANKHD1 pode estar envolvida em vias de sinalização de apoptose celular em neoplasias, de forma que os objetivos do presente trabalho são confirmar a interação protéica entre ANKHD1 e SIVA e estudar se ANKHD1 exerce uma função na apoptose celular em células leucêmicas (Jurkat) e em células de adenocarcinoma de próstata (LNCaP). A confirmação da interação entre ANKHD1 e SIVA será realizada através de hiperexpressão das mesmas em células HEK-293N e através de imunoprecipitação e imunoblotting da proteína endógena em células Jurkat e LNCaP. Ensaios funcionais para o estudo da ativação da apoptose celular serão realizados em células submetidas ou não a inibição da expressão de ANKHD1 através de RNAi. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO-NETO, JOAO AGOSTINHO; LAZARINI, MARIANA; FAVARO, PATRICIA; CAMPOS, PAULA DE MELO; SCOPIM-RIBEIRO, RENATA; FRANCHI JUNIOR, GILBERTO CARLOS; NOWILL, ALEXANDRE EDUARDO; MOURA LIMA, PAULO ROBERTO; COSTA, FERNANDO FERREIRA; BENICHOU, SERGE; OLALLA SAAD, SARA TERESINHA; TRAINA, FABIOLA. ANKHD1 silencing inhibits Stathmin 1 activity, cell proliferation and migration of leukemia cells. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-MOLECULAR CELL RESEARCH, v. 1853, n. 3, p. 583-593, MAR 2015. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.