Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do adensamento de matrizes de curimbatá, Prochilodus lineatus, no processo de formação de ovócitos e na qualidade final dos ovos e larvas

Processo: 09/00541-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2009 - 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Sergio Ricardo Batlouni
Beneficiário:Sergio Ricardo Batlouni
Instituição-sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Peixes  Reprodução animal  Alevinos  Prochilodus lineatus  Oócitos  Sêmen animal  Gametogênese 

Resumo

A reprodução de peixes migradores nativos ainda é um entrave à intensificação de sua produção. Não é raro se deparar com relatos de piscicultores e pesquisadores sobre matrizes que não respondem adequadamente a tratamentos hormonais, fator este que ocasiona uma inconstante produção de alevinos, e prejudica a expansão e consolidação do cultivo destas espécies. Em muitos casos, o problema reside na má qualidade dos ovócitos e principalmente do seu conteúdo em vitelo que é a substância responsável pela sobrevivência do embrião. Paralelamente, é crescente o número de evidências indicando que o manejo inadequado das matrizes de peixes migradores pode, por meio de diversos mecanismos, prejudicar o desempenho reprodutivo, porém estas informações ainda são vagas e com pouco ou nenhum embasamento científico. Desta forma o principal objetivo deste trabalho é avaliar comparativamente o processo de desenvolvimento ovocitário, bem como a qualidade de ovos, larvas e alevinos obtidos a partir de matrizes de curimbatá (Prochilodus lineatus) mantidas em diferentes densidades de estocagem (adensadas e não adensadas). Nos machos, as taxas de produção e viabilidade espermática serão avaliadas por meio de diversos parâmetros. Pretende-se, com as informações geradas, adequar (com embasamento científico) as condições de manejo empregadas aos reprodutores desta e indiretamente de outras espécies migradoras, visando principalmente uma produção anual regular de ovos e larvas de excelente qualidade e em quantidade suficiente para atender a crescente demanda por alevinos destas espécies. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, THIAGO G.; HAINFELLNER, PATRICK; KURADOMI, RAFAEL Y.; MUNOZ, MARIO E.; HONJI, RENATO M.; MOREIRA, RENATA G.; BATLOUNI, SERGIO R. Inappropriate management conditions, especially for the regressed class, are related to sperm quality in Prochilodus lineatus. Theriogenology, v. 83, n. 5, p. 797-807, MAR 15 2015. Citações Web of Science: 9.
HAINFELLNER, PATRICK; DE SOUZA, THIAGO GONCALVES; MOREIRA, RENATA GUIMARAES; OKADA NAKAGHI, LAURA SATIKO; BATLOUNI, SERGIO RICARDO. Gonadal steroids levels and vitellogenesis in the formation of oocytes in Prochilodus lineatus (Valenciennes) (Teleostei: Characiformes). Neotropical Ichthyology, v. 10, n. 3, p. 601-612, JUL-SEP 2012. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.