Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação do óxido nítrico encefálico no controle cardiovascular em rãs

Processo: 10/08765-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2010 - 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Kênia Cardoso Bícego
Beneficiário:Kênia Cardoso Bícego
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Pesq. associados:Lucas Aparecido Zena
Assunto(s):Fisiologia cardiovascular 

Resumo

O óxido nítrico (NO) é um gás que atua como agente vasodilatador na maioria dos grupos vertebrados, incluindo os anfíbios. Além dessa ação periférica do NO, pelo menos em mamíferos, há fortes evidências da atuação do NO no sistema nervoso central (SNC) inibindo a atividade simpática que controla a pressão arterial (PA). Recentemente verificamos que em lagartos teiú o NO no SNC parece apresentar essa mesma função, mas nenhum estudo verificou tal possibilidade em anfíbios. O objetivo do presente projeto será investigar, em rãs touro, se o NO atuando no SNC apresenta função inibidora sobre a PA e a FC via redução da atividade simpática dependente de receptores alfa e/ou beta-adrenérgicos. Além disso, será verificada a existência de variação sazonal da referida função já que tais animais apresentam durante o inverno, em relação à primavera e ao verão, elevada PA, sem alteração da FC, e acúmulo de CO2 no sangue arterial, considerando a mesma temperatura ambiente nessas diferentes estações. Tais dados indicam a existência de um fluxo sanguíneo cutâneo reduzido durante o inverno. Desse modo, a PA, a FC e o fluxo sanguíneo cutâneo de rãs touro (Lithobates catesbeianus) serão determinados antes e após injeção intracerebroventricular de L-NMMA, inibidor não seletivo de síntese de NO, antecedida ou não por injeção intravenosa de prazosin (antagonista seletivo para receptores alfa1-adrenérgicos) ou sotalol (antagonista seletivo para receptores beta-adrenérgicos) durante o inverno e primavera/verão. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZENA, LUCAS A.; GARGAGLIONI, LUCIANE H.; BICEGO, KENIA C. Role of brain nitric oxide in the cardiovascular control of bullfrogs. COMPARATIVE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY A-MOLECULAR & INTEGRATIVE PHYSIOLOGY, v. 165, n. 2, p. 263-271, JUN 2013. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.