Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão de genes relacionados às respostas imunes de galinhas vacinadas com uma cepa atenuada de Salmonella gallinarum (SG cobS cbiA) e uma bacterina comercial contra Salmonella sp. e desafiadas com Salmonella enteritidis

Processo: 09/17020-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2010 - 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Angelo Berchieri Junior
Beneficiário:Angelo Berchieri Junior
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Aves  Imunidade 

Resumo

As salmoneloses são doenças frequentes em lotes de aves comerciais onde há falhas no programa de biossegurança. Salmonella Enteritidis pertence ao grupo das salmonelas paratíficas e pode infectar um grande número de hospedeiros, entre aves e mamíferos. A facilidade para contaminar ovos e carne de aves, faz deste, o principal sorotipo envolvido em surtos de salmonelose humana como uma Doença Transmitida por Alimento (DTA). As vacinas contra Salmonella Enteritidis (SE) geram uma proteção parcial nas aves, quando se busca o controle da excreção fecal. O conhecimento dos mecanismos imunes que de fato participam no combate à infecção por uma cepa patogênica de Salmonella e dos elementos gerados após a administração de vacinas contra esta bactéria é crucial para a melhor compreensão da doença e para a formulação de vacinas mais eficazes. Isso posto, foi formulado este projeto com o feito principal de fazer a avaliação das respostas imunes em diferentes intervalos pós-imunização ou pós-desafio com SE de aves previamente vacinadas ou não, empregando-se a técnica de RT-PCR em tempo real, para quantificar, no baço e ceco, a expressão de citocinas que estão envolvidas mais diretamente nas repostas cito-mediadas contra SE. Em adição a isso, os níveis de citocinas serão correlacionados com a quantidade de bactéria encontrada no organismo animal, bem como se procurará estabelecer as correlações entre os teores de citocinas com a infiltração no fígado e no ceco de células T CD4+ e de células T CD8+ e, ainda, com os níveis de anticorpos anti-Salmonella dos isótipos IgG e IgM a nível sistêmico e de IgA a nível local (ceco). Ao final deste estudo planeja-se, gerar dados e conhecimento suficientes para se determinar, o papel exercido pela imunidade mediada por células e pela imunidade humoral no estado de proteção ao desafio, induzido pelas vacinas contra SE e com isso tentar melhorar as estratégias utilizadas para proteger as aves através da vacinação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASARIN PENHA FILHO, RAFAEL ANTONIO; MOURA, BRUNA SILVA; DE ALMEIDA, ADRIANA MARIA; MONTASSIER, HELIO JOSE; BARROW, PAUL A.; BERCHIERI JUNIOR, ANGELO. Humoral and cellular immune response generated by different vaccine programs before and after Salmonella Enteritidis challenge in chickens. Vaccine, v. 30, n. 52, p. 7637-7643, DEC 14 2012. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.