Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção sorológica e caracterização molecular de agentes erliquiais, Babesia sp., cytauxzoon sp. e Hepatozoon sp. em canídeos e felídeos selvagens brasileiros mantidos em cativeiro

Processo: 08/55570-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2008 - 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Rosangela Zacarias Machado
Beneficiário:Rosangela Zacarias Machado
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Parasitologia veterinária 

Resumo

Poucos estudos vêm sendo realizados com relação às hemoparasitoses transmitidas por artrópodes aos canídeos e felídeos selvagens brasileiros, muitos dos quais ameaçados de extinção e que podem atuar como hospedeiros para os vetores e para os hemoparasitas. Dentro desse quadro, mostram-se importantes as infecções causadas por agentes erliquiais, Babesia sp., Cytauxzoon sp. e Hepatozoon sp., agentes estes que se mantêm na natureza através de interações complexas entre os carrapatos vetores e os hospedeiros vertebrados. Neste estudo objetiva-se realizar a detecção e caracterização molecular de DNA de Ehrlichia canis, E. chaffeensis, E. ewingii, Neorickettsia risticii, Anaplasma phagocytophilum, A. platys, Cytauxzoon sp., Babesia sp. e Hepatozoon sp. em amostras de sangue e ectoparasitas de canídeos e felideos selvagens brasileiros mantidos em cativeiro. As amostras positivas na PCR serão caracterizadas molecularmente por meio de clonagem e seqüenciamento para a validação das mesmas, comparação com seqüências já depositadas no GenBank e construção de árvores filogenéticas. Também será realizada a detecção de anticorpos contra agentes erüquiais e Babesia sp. pela Reação de Imunofluorescência Indireta (RIFI) e a detecção direta dos hemoparasitas por meio de esfregaços sanguíneos corados a partir de punção de capilar periférico de ponta de orelha. Desta forma, os resultados obtidos irão contribuir para o diagnóstico sorológico e caracterização molecular dos agentes transmitidos por carrapatos em carnívoros selvagens brasileiros em cativeiro. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE BORTOLI, CAROLINE PLACIDI; ANDRE, MARCOS ROGERIO; SEKI, MEIRE CHRISTINA; PINTO, ARAMIS AUGUSTO; ZACARIAS MACHADO, SAULO DE TARSO; MACHADO, ROSANGELA ZACARIAS. Detection of hemoplasma and Bartonella species and co-infection with retroviruses in cats subjected to a spaying/neutering program in Jaboticabal, SP, Brazil. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária, v. 21, n. 3, p. 219-223, JUL-SEP 2012. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.