Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do perfil anatomopatologico e bioquimico, do hemograma e do proteinograma serico, inclusive proteinas de fase aguda, de aves de postura experimentalmente infectadas por mutantes de salmonella ente.

Processo: 08/54700-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2008 - 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:José Jurandir Fagliari
Beneficiário:José Jurandir Fagliari
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Aves  Proteínas da fase aguda  Bioquímica sérica  Contagem de células sanguíneas  Histopatologia 

Resumo

O objetivo do estudo é avaliar o hemograma, o perfil anatomopatológico e o perfil bioquímico, inclusive as proteínas de fase aguda, de aves de postura experimentalmente infectadas com a cepa mutante de Salmonella Gallinarum CobS-CbiA. O inóculo será preparado e fornecido pelo Prof. Dr. Angelo Berchieri Júnior, especialista em salmonelose aviária. Será utilizada uma cepa de Salmonella enterica sorovar Gallinarum (SG) resistente ao ácido nalidixico (SGNaIr). Serão utilizadas 280 aves de linhagem comercial semi-pesada (vermelhas), consideradas suscetíveis à bactéria Salmonella Gallinarum. No momento da chegada serão colhidas amostras de sangue para exame sorológico (soroaglutinação rápida em lamina) e amostras de fezes das caixas de transporte para o exame bacteriológico. As aves serão distribuídas, aleatoriamente, em quatro grupos (G) de 70 aves - G1: inoculação diretamente no papo de 0,5mL da cultura de S.Gallinarum Nair CobS-; G2: inoculação diretamente no papo de 0,2mL de cultura contendo 3,3x108 UFC de S. Gallinarum Nalr/mL; G3: inoculação diretamente no papo de 0,5mL da cultura da cepa S.Gallinarum Nair CbiA-CobS-; G4: inoculação (grupo controle). As aves serão desafiadas com 5 dias de idade e submetidas à eutanásia para obtenção das amostras de sangue e de fragmentos de tecidos nos seguintes momentos (M): Ml (antes da infecção); M2 (24 horas após a infecção[PI]); M3 (3 dias PI); M4 (5 dias PI); M5 (7 dias PI); M6 (10 dias PI); M7 (15 dias PI).Serão determinados os teores séricos de fósforo, proteína total, albumina, triglicérides, colesterol, cálcio total, magnésio, creatinina, gamaglutamiltransferase e fosfatase alcalina, bem como o hemograma e as proteínas de fase aguda da inflamação. Os dados serão submetidos à análise estatística e os valores apresentados na forma de média e desvio-padrão. (AU)