Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da ação reparadora de DNA produzida pelo extrato etanólico e substâncias isoladas de Casearia Sylvestris

Processo: 09/52481-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2009 - 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Christiane Pienna Soares
Beneficiário:Christiane Pienna Soares
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Reparo do DNA  Casearia sylvestris 

Resumo

A planta Casearia sylvestris possui amplo uso popular. Estudos prévios em nosso laboratório observaram que o extrato etanólico e substâncias puras de C sylvestris, apresentaram atividade antimutagênica. Portanto, para a continuidade do estudo, pretende-se verificar os possíveis mecanismos de reparo do extrato etanólico e de substâncias puras obtidas de C. sylvestris, avaliando: 1) Reparo por excisão de micleotídeos (NER), utilizando células derivadas de xeroderma pigmentosum do tipo C (XPC), que serão irradiadas com UVC e, tratadas pré e pós irradiação com os compostos de C. sylvestris com e sem metabolização; 2) Reparo por excisão de bases (BER), um dos fatores estimulantes desse sistema de reparo são os danos oxidativos, portanto, células de hepatoma humano (HepG2) com capacidade de metabolização e MRC5 não metabolizadoras serão tratadas antes, durante e após a indução de dano oxidativo e, posteriormente, a expressão da proteína ligada a BER, XRCCl será avaliada através de Western Blot. O IC50 das duas linhagens frente aos compostos será avaliado através do método de MTT. Para todas as avaliações serão utilizadas concentrações não citotóxicas. Depois de tratadas, as células serão avaliadas quanto à sobrevivência clonogênica, indução de apoptose (Hoechsdt e Iodeto) e teste do cometa. Para análise estatística utilizaremos o método ANOVA, comparando os grupos teste com os controles. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRIETO, ALINE M.; DOS SANTOS, ANDRE G.; OLIVEIRA, ANA PAULA S.; CAVALHEIRO, ALBERTO J.; SILVA, DULCE H. S.; BOLZANI, VANDERLAN S.; VARANDA, ELIANA AP.; SOARES, CHRISTIANE P. Assessment of the chemopreventive effect of casearin B, a clerodane diterpene extracted from Casearia sylvestris (Salicaceae). Food and Chemical Toxicology, v. 53, p. 153-159, MAR 2013. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.