Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento e síntese de novos fármacos para tratamento de doenças negligenciadas: Doença de Chagas e hanseníase

Resumo

As doenças negligenciadas são doenças que afetam os países pobres, não tendo interesse econômico para as indústrias farmacêuticas. Entre estas, existem as doenças extremamente negligenciadas como a doença do sono, Chagas, leishmaniose e hanseníase, onde os pacientes são tão pobres, que praticamente não possuem poder de compra. São, na verdade, totalmente excluídos de qualquer escopo de P&D das industrias farmacêuticas. Nesse sentido, este trabalho visa planejar e sintetizar compostos ativos contra estas doenças, subdivididos em 2 subprojetos: doença de Chagas e Hanseníase. O subprojeto 1, visa a modificação molecular do hidroximetilnitrofural, composto com atividade tripanomicida demonstrada e toxicidade baixa. Para diminuir ainda mais a toxicidade, é proposto análogos substituindo-se o grupo nitro da molécula original. Espera-se a diminuição da mutagenicidade e manutenção da atividade. O subprojeto 2 trata da obtenção de compostos potencialmente ativos contra Mycobacterium leprae, através da estratégia molecular de hibridação molecular. Serão obtidos 7 derivados ftalimídicos e espera-se que os mesmos tenham a capacidade de competir com o PABA pelo sítio ativo da enzima diidropteroato síntase presente na via sintética dos folatos e ainda, modular a síntese de TNF alfa, que encontra-se em níveis elevados em pacientes com hanseníase. Os compostos serão testados inicialmente contra M.tuberculosis pela dificuldade de crescimento de M.leprae em modelo in vitro. Entretanto, a maior simplicidade genética do M.leprae em relação ao M.tuberculosis e a semelhança genética, é possível realizar esta triagem inicial, além dos testes de inibição de TNF alfa. Dos compostos mais ativos, serão encaminhados para posterior avaliação in vivo (9 meses) no Instituto Lauro de Souza (Bauru). Os compostos propostos nos 2 subprojetos são inovadores e promissores para o tratamento destas doenças. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YAMASAKI, PAULO RENATO; DO NASCIMENTO, DEJAIR CAETANO; CHELUCCI, RAFAEL CONSOLIN; FERNANDES BELONE, ANDREA DE FARIA; ROSA, PATRICIA SAMMARCO; DIORIO, SUZANA MADEIRA; FERREIRA DE MELO, THAIS REGINA; BARBIERI, KARINA PEREIRA; POLESI PLACERES, MARISA CAMPOS; CARLOS, IRACILDA ZEPONE; CHUNG, MAN CHIN; DOS SANTOS, JEAN LEANDRO. Synthesis and evaluation of novel dapsone-thalidomide hybrids for the treatment of type 2 leprosy reactions. Bioorganic & Medicinal Chemistry Letters, v. 24, n. 14, p. 3084-3087, JUL 15 2014. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.