Busca avançada
Ano de início
Entree

Técnicas de ensaios não-destrutivos de estruturas utilizando ondas acústicas guiadas

Processo: 10/02240-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2010 - 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas, Instrumentação
Pesquisador responsável:Ricardo Tokio Higuti
Beneficiário:Ricardo Tokio Higuti
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Pesq. associados:Claudio Kitano ; Julio Cezar Adamowski
Auxílios(s) vinculado(s):11/51225-7 - High frequency structural waves: engineering applications, AP.R
Assunto(s):Pizoeletricidade  Transdutores  Acústica  Ensaios não destrutivos  Ultrassom 

Resumo

Este projeto abordará o estudo de técnicas de inspeção de estruturas delgadas, do tipo placa, utilizando arrays de transdutores piezelétricos e ondas acústicas guiadas. Considera-se que este estudo e a formação de recursos humanos nesta área é muito importante devido às aplicações nas indústrias aeroeapacial e de energia, que empregam estruturas delgadas e muitas vezes de materiais compósitos, como fibra de carbono, e que requerem inspeção contínua e confiável. A utilização de ondas acústicas guiadas permite a inspeção de grandes extensões da estrutura de forma não-destrutiva e sem a necessidade de se movimentar os sensores. Serão explorados neste trabalho aspectos de construção de arrays de elementos piezelétricos e compósitos (lineares e esparsos, por exemplo), além de técnicas de formação de imagens para a correta localização e caracterização de defeitos produzidos artificialmente em placas de material isotrópico (alumínio) e anisotrópico (fibra de carbono). Os experimentos serão acompanhados de simulações por elementos finitos para obtenção dos modos de propagação das ondas, interação com defeitos e diagramas de radiação dos transdutores. O trabalho dárá continuidade às pesquisas iniciadas durante um estágio de pós-doutorado, realizado de fevereiro de 2009 a janeiro de 2010, no Instituto de Automática Industrial do CSIC - Espanha. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRADO, VANDER TEIXEIRA; HIGUTI, RICARDO TOKIO; KITANO, CLAUDIO; MARTINEZ-GRAULLERA, OSCAR. Instantaneous Phase Threshold for Reflector Detection in Ultrasonic Images. IEEE TRANSACTIONS ON ULTRASONICS FERROELECTRICS AND FREQUENCY CONTROL, v. 61, n. 7, p. 1204-1215, JUL 2014. Citações Web of Science: 4.
PRADO, VANDER T.; HIGUTI, RICARDO T.; KITANO, CLAUDIO; MARTINEZ-GRAULLERA, OSCAR; ADAMOWSKI, JULIO C. Lamb mode diversity imaging for non-destructive testing of plate-like structures. NDT & E INTERNATIONAL, v. 59, p. 86-95, OCT 2013. Citações Web of Science: 27.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.