Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigacao teorica-experimental de uma nova proposta de controle de qualidade de obras na construcao civil: ensaio de aderencia aco-concreto

Resumo

O controle de qualidade atual elaborado nas obras, na maioria dos países, repousa exclusivamente sobre ensaios de ruptura de corpos de prova de concreto, cúbicos ou cilíndricos moldados no canteiro de obra, assim que o concreto é colocado nas fôrmas. O ensaio de referência atual é o ensaio de resistência à compressão simples realizado, usualmente, aos 28 dias a partir da elaboração do concreto. Através deste ensaio e do valor da resistência à compressão fc, que as normas regulamentares estimam outros tipos de tensões, tais como a resistência à tração (ft) e às tensões cisalhantes (D) e prever o cálculo para a determinação do módulo de elasticidade (E), assim como sua evolução em função da idade. Entretanto, tão importante quanto, é conhecer a resistência da ligação armadura-concreto. O ensaio de aderência recomendado pelo RILEM é destinado a avaliar a resistência da ligação entre o concreto e a armadura. Através dele é possível de se obter as informações sobre a resistência e o comportamento do concreto. Uma proposta de ensaio de aderência aço-concreto, passível de ser realizada de maneira simples, econômica, com respostas confiáveis, e factível de ser efetuada em canteiros de obras, fundamenta e justifica esta solicitação. Este projeto de pesquisa da continuidade aos estudos realizados por esta pesquisadora (processo FAPESP bolsa Pq-ex 2008/50815-2) que teve como meta o aprendizado, avaliação e discussão de um programa de desenvolvimento de ensaios de aderência aço-concreto armado proposto pelo INSA de Toulouse, como uma solução alternativa às práticas atuais obrigatórias de segurança empregadas nos canteiros de obra de construção civil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
A. R. V. WOLENSKI; S. S. DE CASTRO; S. S. PENNA; R. L. S. PITANGUEIRA; B. V. SILVA; M. P. BARBOSA. Experimental and finite element analysis of bond-slip in reinforced concrete. Rev. IBRACON Estrut. Mater., v. 8, n. 6, p. -, Dez. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.