Busca avançada
Ano de início
Entree

Manejo das doenças da acerola (Malpighia emarginata D.C.).

Processo: 07/07386-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2008 - 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Marli de Fátima Stradioto Papa
Beneficiário:Marli de Fátima Stradioto Papa
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Fitopatologia  Antracnose  Mancha foliar  Verrugose  Acerola  Malpighia emarginata  Variedades vegetais 

Resumo

A cultura da acerola (Malpighia emarginata) encontra-se em expansão, devido à gama de produtos e subprodutos gerados, em função dos altos teores de vitamina C, contidos em seus frutos. Na região da Nova Alta Paulista, o município de Junqueirópolis é o maior produtor de acerola do estado de São Paulo, sendo boa parte de sua produção destinada ao mercado externo. As acerolas vêm sendo afetadas pelas doenças: mancha alvo (Corynespora cassiicola), antracnose (Colletotrichum gloeosporioides) e verrugose, que causam desfolha precoce das plantas e deformações dos frutos, sendo a mancha alvo a principal doença da acerola na região. Há dificuldade em se controlar estas doenças, pois não estão registrados fungicidas para uso na cultura. Faltam estudos sobre as doenças da acerola. Neste contexto, estão sendo propostos estudos para ampliar o conhecimento da mancha alvo e desenvolver estratégias para o seu manejo. Assim, são objetivos do presente trabalho: estabelecer escala diagramática para avaliação da mancha alvo na acerola; realizar avaliações sobre a influência da temperatura e do período de molhamento na severidade da mancha alvo; determinar o comportamento de variedades de acerola à mancha alvo, antracnose e verrugose, em casa de vegetação; avaliar o comportamento de variedades de acerola à propagação por enxertia; avaliar o efeito dos nutrientes, via solo, na severidade da mancha alvo em casa de vegetação; avaliar o efeito de fungicidas e indutores de resistência na severidade da mancha alvo em plantas de acerola, em condições de campo; determinar o efeito da poda na intensidade da mancha alvo e na produção da acerola; e estabelecer estratégias de manejo para mancha alvo na cultura da acerola. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MERCIA IKARUGI BOMFIM CELOTO; MARLI DE FÁTIMA STRADIOTO PAPA; FERNANDO JUARI CELOTO; JULIANA APARECIDA DOS SANTOS; WAGNER VICENTE PEREIRA. Efeitos da temperatura e regime de luz sobre Corynespora cassiicola e da temperatura e período de molhamento foliar no desenvolvimento da mancha-alvo em acerola. Arq. Inst. Biol., v. 82, p. 1-7, 2015.
MERCIA I.B CELOTO; MARLI F.S PAPA. Elaboração e validação de escala diagramática para quantificação da mancha alvo em folhas de acerola. TROPICAL PLANT PATHOLOGY, v. 35, n. 4, p. -, Ago. 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.