Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da expressão de IL-18 em gestações complicadas por rotura prematura de membranas pré-termo

Processo: 08/55417-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2008 - 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Márcia Guimarães da Silva
Beneficiário:Márcia Guimarães da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Corioamnionite  Western blotting  Citocinas 

Resumo

Introdução: A rotura prematura de membranas pré-termo (RPM-PT), é uma das principais causas de prematuridade, ocorrendo em 30% a 40% dos nascimentos prematuros. Sua etiologia está relacionada à ascensão bacteriana do trato genital inferior para a decidua e membranas corioamnióticas. Objetivo: Avaliar a expressão de IL-18 pelas membranas corioamnióticas de gestações complicadas por RPM-PT em relação às gestações de termo. Material e Métodos: Serão estudadas 90 gestantes atendidas no Serviço de Obstetrícia do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP, sendo 30 gestantes com RPM-PT em trabalho de parto e 30 gestantes com RPM-PT fora do trabalho de parto. Serão excluídas do estudo gestantes portadoras de diabetes, anomalias fetais congênitas comprovadas, placenta prévia, infecção urinária ou outras infecções. Como grupo controle, serão avaliadas 30 gestantes normais, fora de trabalho de parto, que tiveram indicação de cesárea para resolução da gestação de termo. No momento da resolução da gestação, após a dequitação, fragmentos das membranas corioamnióticas serão congeladas em nitrogênio líquido e armazenadas a -70°C. O tecido será posteriormente homogeneizado com tampão de Iise. A seguir, o homogenato obtido será submetido a quantificação de IL-18 pela técnica de Western Blot. Outro Fragmento das membranas corioamnióticas serão desidratados em álcool, diafanizados em xilol e a seguir incluídos em blocos de parafina. Os blocos obtidos serão seccionados em micrótomo comum, obtendo-se cortes de 6 µm de espessura que serão corados pelo método clássico de Hematoxilina-Eosina para análise histopatológica das membranas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POLETTINI, JOSSIMARA; VIEIRA, ELIANE PASSARELLI; DOS SANTOS, MARIANA PERLATI; PERACOLI, JOSE CARLOS; WITKIN, STEVEN S.; DA SILVA, MARCIA GUIMARAES. Interleukin 18 messenger RNA and proIL-18 protein expression in chorioamniotic membranes from pregnant women with preterm prelabor rupture of membranes. EUROPEAN JOURNAL OF OBSTETRICS & GYNECOLOGY AND REPRODUCTIVE BIOLOGY, v. 161, n. 2, p. 134-139, APR 2012. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.