Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da atividade física sobre a pressão arterial avaliada por monitorização residencial da pressão arterial, pressão arterial central e velocidade de onda de pulso em pacientes de hemodiálise

Resumo

A insuficiência renal crônica (IRC) é caracterizada por perdas lentas, progressivas e irreversíveis das funções renais. A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é comum em pacientes que realizam hemodiálise (HD), porém o seu controle e interpretação são muito difíceis pela flutuação de seus valores. Um dos mecanismos fisiopatogênicos presentes envolve a rigidez de grandes vasos. Mudanças observadas no contorno da onda de pulso que ocorre com o aumento da idade e estados de doença, são mais pronunciadas em pacientes renais e estão associadas ao aumento da rigidez arterial e maior energia de reflexão. Não existem dados na literatura sobre a pressão aórtica central em renais crônicos e muito menos a influencia do exercício sobre essa variável hemodinâmica. A monitorização residencial de pressão arterial (MRPA) tem sido amplamente utilizada não somente na pesquisa clínica, mas também na prática diária como uma fonte complementar de informação para o diagnóstico e acompanhamento de pacientes hipertensos. O treinamento físico auxilia no tratamento de desordens metabólicas e cardiovasculares, dentre elas, muitas doenças crônicas como a hiperlipidemia, doença cardíaca isquêmica, diabetes melito e HAS. Na literatura não há relatos sobre o papel da atividade física na MRPA , velocidade de onda de pulso e pressão arterial central em pacientes com IRC, neste sentido, o objetivo deste estudo é avaliar o resultado de um programa de exercícios físicos na MRPA, velocidade de onda de pulso e pressão arterial central de indivíduos que realizam HD no Hospital das Clínicas de Botucatu. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA E SILVA, VIVIANA RUGOLO; BELIK, FERNANDA STRINGUETTA; HUEB, JOAO CARLOS; GONCALVES, RENATO DE SOUZA; TEIXEIRA CARAMORI, JACQUELINE COSTA; VOGT, BARBARA PEREZ; BARRETTI, PASQUAL; ZANATI BAZAN, SILMEIA GARCIA; MENGUE FENIMAN DE STEFANO, GREICY MARA; MARTIN, LUIS CUADRADO; DA SILVA FRANCO, ROBERTO JORGE. Aerobic Exercise Training and Nontraditional Cardiovascular Risk Factors in Hemodialysis Patients: Results from a Prospective Randomized Trial. CARDIORENAL MEDICINE, v. 9, n. 6, p. 391-399, NOV 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.