Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos fatores associados à baixa densidade mineral óssea e a fraturas em mulheres na pós-menopausa

Processo: 08/10378-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2009 - 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Eliana Aguiar Petri Nahás
Beneficiário:Eliana Aguiar Petri Nahás
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Osteoporose  Densidade óssea  Fraturas  Pós-menopausa 

Resumo

A avaliação dos fatores associados à baixa densidade mineral óssea (DMO) e a fraturas é de suma importância na abordagem de mulheres na pós-menopausa. O declínio na massa óssea e na integridade estrutural, decorrentes do hipoestrogenismo, resulta em aumento do risco para osteoporose em mulheres menopausadas. A principal conseqüência clínica da osteoporose é a fratura. Calcula-se que a osteoporose causa nove milhões de fraturas ao ano em mulheres pelo mundo. Na avaliação dos fatores de risco dessa morbidade, a DMO é apenas um determinante. Outros componentes devem ser considerados como idade, baixo peso, história familiar de fratura, fratura prévia, tabagismo e risco de queda. A identificação do risco para baixa massa óssea e conseqüentemente de fratura é importante no direcionamento terapêutico em mulheres na pós-menopausa. Assim, o presente estudo pretende analisar os fatores de risco para baixa DMO e fratura osteoporótica e verificar as condições do equilíbrio (queda) em mulheres com e sem osteoporose, e entre usuárias e não usuárias de terapia hormonal. Espera-se com este estudo identificar as mulheres de alto risco para quedas e fratura osteoporótica, introduzindo assim medidas terapêuticas que repercutam na melhora da qualidade de vida na menopausa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CESAR RODRIGUES BARRAL, ANA BEATRIZ; PETRI NAHAS, ELIANA AGUIAR; NAHAS-NETO, JORGE; CANGUSSU, LUCIANA MENDES; BUTTROS, DAVI DE ARAUJO. Effect of hormone therapy on postural balance in postmenopausal women. MENOPAUSE-THE JOURNAL OF THE NORTH AMERICAN MENOPAUSE SOCIETY, v. 19, n. 7, p. 768-775, JUL 2012. Citações Web of Science: 6.
CANGUSSU, LUCIANA MENDES; NAHAS-NETO, JORGE; PETRI NAHAS, ELIANA AGUIAR; CESAR RODRIGUES BARRAL, ANA BEATRIZ; BUTTROS, DAVI DE ARAUJO; UEMURA, GILBERTO. Evaluation of postural balance in postmenopausal women and its relationship with bone mineral density- a cross sectional study. BMC MUSCULOSKELETAL DISORDERS, v. 13, JAN 16 2012. Citações Web of Science: 20.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.