Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da bicompatibilidade de cones de biovidro e biovitrocerâmico em cavidade eviscerada de coelho

Processo: 08/08058-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2008 - 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Silvana Artioli Schellini
Beneficiário:Silvana Artioli Schellini
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Biovidro  Inclusão  Biomateriais  Oftalmologia  Histologia 

Resumo

A reposição do volume perdido nas cavidades enucleadas e evisceradas é feita há muitos anos, tendoo sido o vidro o primeiro material para este fim. O biovidro e o biovitrocerâmico foram introduzidos mais recentemente em algumas áreas da medicina, levantando a hipótese do uso destes materiais em cavidade anoftálmica. Objetivo: avaliar a biocompatibilidade de cones de biovidro, biovitrocerâmico e biovitrocerâmico II em cavidades evisceradas de coelhos. Métodos: estudo experimental. Serão utilizados 36 coelhos albinos, espécie Orictolagus cuniculus, todos submetidos a cirurgia de evisceração do olho direito, seguida da inclusão de próteses na cavidade escleral, sendo 12 com colocação do cone de biovidro, 12 com cone de biovitrocerâmico e 12 com cone de biovitrocerâmico II. Os animais serão sacrificados decorridos 7, 90 e 180 dias após a colocação da inclusão. Os parâmetros a serem avaliados serão: exame clínico diário; exames bioquímicos (TGO, TGP, CPK, FA, LDH, Uréia e Creatinina) imediatamente antes de realizar o procedimento cirúrgico e nos momentos de sacrifício; avaliação histológica do conteúdo orbitário; exame morfométrico da pseudocápsula e celularidade formada ao redor dos cones de biovidrocerâmico; e estudo tomográfico da órbita eviscerada e implantada após 15 e 45 dias após a evisceração e colocação dos cones experimentais. Os resultados qualitativos e quantitativos obtidos serão submetidos à avaliação estatística para comparação dos resultados entre e dentro de populações binomiais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMONE MILANI BRANDÃO; SILVANA ARTIOLI SCHELLINI; CARLOS ROBERTO PADOVANI; OSCAR PEITL; EMERSON HASHIMOTO. Análise da biocompatibilidade de cones de biovidro e biovitrocerâmico (Biosilicato®) em cavidade eviscerada de coelho. Rev. bras.oftalmol., v. 72, n. 1, p. 21-25, Fev. 2013.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.