Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da ingestão de cálcio e oligoelementos e do metabolismo ósseo em pacientes submetidos a cirurgia bariátrica de bypass gástrico em Y de Roux

Processo: 09/50169-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2009 - 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Gláucia Maria Ferreira da Silva Mazeto
Beneficiário:Gláucia Maria Ferreira da Silva Mazeto
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cirurgia bariátrica  Obesidade  Derivação gástrica  Anastomose em-Y de Roux  Metabolismo ósseo 

Resumo

A obesidade é uma doença considerada de caráter epidêmico, atingindo atualmente cerca de 400 mil adultos na faixa etária reprodutiva e está relacionada com uma alta incidência de doenças degenerativas e maior mortalidade. Observando sua crescente prevalência e resultados pouco satisfatórios com procedimentos convencionais de mudança de estilo de vida, a cirurgia bariátrica é aceita, como a ferramenta mais eficaz no tratamento e controle da obesidade mórbida. A técnica atual de maior uso consiste na gastroplastia com bypass gastrojejunal (RYGB) e é considerado um método "padrão-ouro" dentre as cirurgias. Por ser um método que combina componentes de disabsorção e restrição, pode levar à redução na absorção de nutrientes importantes na manutenção da homeostase óssea, podendo resultar em distúrbios do metabolismo do cálcio. O presente estudo tem por objetivo avaliar o efeito da cirurgia de RYGB sobre parâmetros do metabolismo ósseo de pacientes submetidos a essa técnica, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), UNESP. A metodologia utilizada será a análise de fatores comportamentais e dietéticos, antropométricos e bioquímicos desses pacientes nos períodos pré-operatório, três e seis meses pós-operatório. Para a avaliação do metabolismo ósseo, serão analisados marcadores bioquímicos como cálcio, magnésio, fósforo, fosfatase alcalina total e fração óssea, PTH, calciúria, CTX e vitamina D. Em relação às carências nutricionais, serão avaliados nutrientes importantes para o metabolismo ósseo considerando sua ingestão por meio da análise de recordatório de 24 horas e registro de 72 horas, além de um questionário de freqüência alimentar, bem como a suplementação orientada no período pós-cirúrgico. Os resultados obtidos por meio da aplicação de um protocolo de avaliação nutricional, nos três períodos, serão avaliados e a análise estatística, bem como a escolha pelos testes de (...) (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BIAGIONI, MARIA FERNANDA G.; MENDES, ADRIANA L.; NOGUEIRA, CELIA REGINA; LEITE, CELSO V.; GOLLINO, LORAINE; MAZETO, GLAUCIA M. F. S. Bariatric Roux-En-Y Gastric Bypass Surgery: Adipocyte Proteins Involved in Increased Bone Remodeling in Humans. OBESITY SURGERY, v. 27, n. 7, p. 1789-1796, JUL 2017. Citações Web of Science: 8.
BIAGIONI, MARIA FERNANDA G.; MENDES, ADRIANA L.; NOGUEIRA, CELIA R.; PAIVA, SERGIO A. R.; LEITE, CELSO V.; MAZETO, GLAUCIA M. F. S. Weight-Reducing Gastroplasty with Roux-en-Y Gastric Bypass: Impact on Vitamin D Status and Bone Remodeling Markers. METABOLIC SYNDROME AND RELATED DISORDERS, v. 12, n. 1, p. 11-15, FEB 1 2014. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.