Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação clínica, morbi-mortalidade e desenvolvimento de bezerros da raça Brahman produzidos por fertilização in vitro e inseminação artificial

Resumo

O uso da Produção in Vitro (PIV) de embriões bovinos no Brasil ganhou destaque nos últimos anos por contribuir para o melhoramento genético. Contudo, atribui-se à esta técnica padrões anormais de crescimento fetal, elevação anormal do peso dos bezerros ao nascimento, prolongamento da gestação, aumento de anormalidades genéticas e altos índices de mortalidade neonatal. Além disso, esses animais podem apresentar maior tempo latência para primeira mamada, ocasionando falha na transferência da imunidade passiva (FTIP), tornando-os mais susceptíveis a enfermidades. Portanto, o objetivo deste estudo é verificar se a forma de concepção, Fertilização in Vitro (FIV) ou Inseminação Artificial (IA), interfere na aquisição da imunidade passiva e no desenvolvimento de bezerros do nascimento à desmama. Para tanto, serão selecionados 80 e 20 bezerros Brahman (Bos indicus) originados respectivamente, de FIV e de IA. Serão colhidas informações referentes à forma de concepção, duração da gestação, tipo e época de ocorrência do parto, fornecimento do colostro, peso ao nascimento e aos 30, 60, 90, 120 e 210 dias de idade, bem como a avaliação clínica dos bezerros até a desmama. Com objetivo de verificar a FTIP serão colhidas amostras sangüíneas dos bezerros, para obtenção de soro, 24 h e 30 dias após o nascimento para determinação da atividade sérica da gama glutamil transferase (GGT), separação das frações protéicas por eletroforese e avaliação da concentração de proteína total, albumina e globulina sericas. A análise das múltiplas variáveis será realizada através do teste de diferença de proporções ao nível de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIMENTA-OLIVEIRA, ANDREZA; OLIVEIRA-FILHO, JOSE P.; DIAS, ADRIANO; GONCALVES, ROBERTO C. Morbidity-mortality and performance evaluation of Brahman calves from in vitro embryo production. BMC Veterinary Research, v. 7, DEC 4 2011. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.