Busca avançada
Ano de início
Entree

Biometria e caracterização morfológica de crânio e osso hioide de (Alouatta fusca - Geoffroy Saint-Hilaire, 1812), através da tomografia computadorizada (TC)

Processo: 08/57729-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2009 - 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Vulcano
Beneficiário:Luiz Carlos Vulcano
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Tomografia computadorizada  Alouatta  Angiografia  Primatas  Diagnóstico por imagem 

Resumo

Considerando as variáveis existentes entre as diversas espécies do gênero Alouatta, principalmente com relação à morfologia de cabeça e do osso hióide, o presente trabalho busca utilizar a tomografia computadorizada (TC), para avaliação morfométrica dos ossos da cabeça do Alouatta fusca (Geoffroy Saint-Hilaire, 1812). Sabidamente esta é uma das espécies que não apresenta dicromatismo sexual, dificultando assim sua caracterização visual. Para o estudo utilizaremos indivíduos que após terem sido submetidos à anestesia geral, serão separados por faixa etária, por avaliação dentária, sendo encaminhados ao exame tomográfico da cabeça, para posterior estudo biométrico, na seqüência será realizada uma angiotomografia cerebral para avaliação de irrigação sanguínea no sistema nervoso central. Todas as TCs dos indivíduos serão armazenadas em software para posterior análise das medidas morfométricas de crânio e osso hióide, para servir de base referencial na área de estudo, assim como será realizado a remontagem de sistema de vascularização do cérebro através do uso de software de processamento de imagens (Voxar 3D®). (AU)